MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles

São Vicente: Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha inaugurada em Julho – ministro


  17 Juin      66        Santé (15315),

 

Mindelo, 17 Jun (Inforpress) – O ministro da Saúde anunciou esta quinta-feira, no Mindelo, que as infra-estruturas da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha deverão ser inauguradas até finais do mês de Julho, servindo de referência para a região africana.
Arlindo do Rosário falava à imprensa na sequência de uma visita feita ao centro terapêutico, no Mindelo, que deverá receber pacientes dependentes de álcool, drogas e ainda com transtornos mentais e assegurou que até ao final do próximo mês as obras deverão estar terminadas e prontas para a inauguração.
O governante informou que a infra-estrutura, em São Vicente, vai trabalhar nos mesmos moldes que a Granja de São Filipe, na Cidade da Praia, com utentes dos dois sexos e utilizando o chamado método de Minnesota.
“Permite o internamento num período relativamente longo, de seis a oito meses, para tratamento e depois reinserção social de quem estiver aqui a ser tratado”, sublinhou a mesma fonte, para quem São Vicente vai ter um “grande centro e, sem dúvida, uma referência para a região africana”.
A equipa que trabalhará na instituição já está, conforme o ministro, constituída e a receber formação no método Minnesota, o que permitirá arrancar o funcionamento logo na inauguração.
Arlindo do Rosário visitou também na manhã de hoje o Centro Ambulatorial em construção no Hospital Baptista de Sousa, que disse estar num “excelente ritmo” para ser concluído até mês de Novembro.
“A perspectiva é termos nos próximos anos um grande centro hospitalar da região norte de Cabo Verde”, afiançou, apontando as valências da infra-estrutura, entre as quais de permitir “grandes cirurgias”.
O ministro da Saúde referiu-se ainda a outras obras em carteira para a ilha de São Vicente, nomeadamente o bloco de maternidade que conta com financiamento do Governo chinês, e cujo projecto de arquitectura já está “em estado avançado” e as obras devem arrancar ainda este ano.
“Estamos a criar capacidade de resposta a nível hospitalar não só para São Vicente, mas para toda a região norte”, assegurou.
Por outro lado, Arlindo do Rosário disse que o Governo está a trabalhar para o reforço dos cuidados primários, em São Vicente, sendo que a Delegacia de Saúde, que recebeu “diversos equipamentos”, está a transformar-se em centro de diagnóstico, permitindo “aliviar” a demanda para o hospital central.
Neste quesito de cuidados primários, também, segundo a mesma fonte, já foi enviado à Infra-estruturas de Cabo Verde (ICV) o projecto para arranque das obras do tão falado centro de saúde da zona de Monte Sossego e cujo terreno vai ser visitado pelo ministro na tarde de hoje.
“O financiamento está garantido, o espaço existe e vamos avançar com o processo”, reiterou.
Confrontado pela imprensa, o governante falou ainda sobre a questão dos enfermeiros, que dizem ter neste momento contratos temporários, mas, que “vêm sendo renovados porque a pandemia ainda não passou”, mas, que “deverão ser recrutados conforme disponibilidade” e ainda apostando na formação.
Arlindo do Rosário esteve na manhã de hoje reunido com a direcção do Hospital Baptista de Sousa, e de seguida visitou as obras do Centro Ambulatorial, da Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha. Incluiu-se ainda na deslocação os postos sanitários de Calhau, São Pedro e Salamansa e logo à tarde o terreno do futuro centro de Monte Sossego.
O ministro desloca-se esta sexta-feira a Santo Antão.

Dans la même catégorie