Mindelo, 28 Ago (Inforpress) – O ex-tóxico dependente Sandro Fonseca apresenta no Centro Cultural do Mindelo, uma mostra de 12 quadros para uma exposição fotográfica intitulada “Só por hoje” que celebra os cinco anos de sobriedade.
Estes cinco anos, segundo o próprio explicou, representam uma fase “muito boa” da sua vida, bem diferente daquela em que se “encontrava perdido da sua pessoa, com desconhecimento dos seus limites”.
Tudo porque, desde criança começou a ter os primeiros contactos com álcool, que depois levou ao uso de outras drogas e tornar-se num adulto tóxico-dependente que não se reconhecia mais.
“Posso dizer que é um estado de insanidade que me levou ao consumo de álcool, outras drogas, que depois foi progredindo”, explicou.
Com ajuda da irmã-gémea, disse ter tomado consciência do seu problema e aceitou, há cinco anos, tratar-se no Centro Terapêutico da Granja São Filipe, na Cidade da Praia.
Um tratamento de seis meses que levou à sua recuperação e conseguir ter sucesso na sua profissão, como artista audiovisual.
Um percurso que levou também à exposição “Só por hoje”, que, através de 12 quadros, lhe “tira o peso do passado, alivia a ansiedade do futuro, mas traz a responsabilidade do agora”.
Através de “paisagens serenas e retratos poderosos”, Sandro Fonseca busca sensibilizar sobre a importância do apoio na luta contra a toxicodependência e inspirar aqueles que estão no processo de recuperação.
Durante a exposição houve ainda um momento para uma conversa aberta, tendo como tema ‘’Toxicodependência e recuperação’’ para promover um espaço para compartilhar experiências e fortalecer o apoio mútuo.
Sandro Fonseca vai ainda ministrar na quarta-feira, 28, também no Centro Cultural de Mindelo, um masterclass de edição de vídeos curtos ‘’ Da imaginação a Realidade’’, onde passará informações sobre organização de conteúdos, ferramentas de edição, montagem de vídeos.
Além de Mindelo, a exposição “Só por hoje” já foi apresentada na Cidade da Praia.