MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine ANP Le gouvernement Italien réaffirme sa disponibilité à renforcer sa coopération avec le Niger APS SENEGAL-TRANSPORT / Air Sénégal renforce sa flotte avec deux nouveaux aéronefs APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTION / Le président du Niger adresse ses félicitations à Bassirou Diomaye Faye pour son ‘’éclatante victoire’’ APS SENEGAL-LITTERATURE / Bakel abrite la première édition de la journée du livre, en avril

São Vicente: Governo vai continuar a investir na ETAR com objectivo de alargar a opção – ministro


  25 Août      35        Agriculture (4121), Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

Mindelo, 25 Ago (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que o Governo vai continuar a investir na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com o objectivo de alargar esta opção com “melhor tratamento e distribuição” de água.

Gilberto Silva esteve na ETAR de São Vicente para, conforme disse, visitar as obras de beneficiação ali concretizadas e que custaram 153 mil contos, entre elas o desassoreamento e a beneficiação das lagoas, os órgãos de separação dos sólidos e o tratamento das lamas.

Tudo isso, sintetizou, no sentido de tornar a ETAR numa unidade “cada vez mais funcional” e capaz de produzir uma água de qualidade.

O ministro informou que na ETAR de São Vicente já se faz, no âmbito deste investimento, o tratamento terciário, visando dar melhor qualidade à água destinada a agricultura.

“Estamos a falar de 1.700 metros cúbicos de água/dia, uma quantidade já suficiente e que está a beneficiar cerca de 300 agricultores em São Vicente, entendemos que é este o caminho e o Governo vai continuar a investir na ETAR com o objectivo de alargar esta opção”, concretizou o governante.

É que, segundo o ministro, há que haver “um melhor sistema de tratamento e de distribuição da água residual”, pelo que o Governo se encontra a trabalhar na definição de um plano de irrigação “como deve ser”, com base no qual será feita uma distribuição da água “a mais racional, justa e transparente possível”, pelo que os investimentos vão neste sentido.

Para Gilberto Silva, no quadro da disponibilização da água, faz sentido diversificar as fontes da sua mobilização e, portanto, continuou, o tratamento das águas residuais e a sua utilização segura na agricultura é um caminho.

Assim como a dessalinização em condições vantajosas, prosseguiu, para se poder operar a “um custo abordável” na produção de água e o próprio agricultor possa desenvolver de forma rentável a sua exploração.

“Portanto, este é que é o caminho e nós entendemos que daquilo que se fez e que se está a fazer estamos numa boa direcção, vamos ter de continuar e até acelerar nalguns casos para podermos cumprir com o programa do Governo”, concluiu o titular das pastas da Agricultura e Ambiente.

No quadro da sua deslocação a São Vicente, o ministro Gilberto Silva procede, esta tarde, à apresentação da linha de crédito agropecuário e manterá ainda um encontro com agricultores, ambas as actividades previstas para o auditório do Instituto do Mar (Imar).

Dans la même catégorie