ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme

São Vicente: Grupo de cidadãos cria Banco de Livros de Cabo Verde para dar novo uso aos manuais escolares


  22 Septembre      47        Environnement/Eaux/Forêts (6383),

 

Mindelo, 22 Set (Inforpress) – Um grupo de cidadãos mindelenses lançou nas redes sociais a iniciativa Banco de Livros de Cabo Verde (BLCV), que pretende dar “nova vida” aos manuais escolares já usados e ajudar os mais necessitados e o meio ambiente.
O projecto, lançado esta segunda-feira no Facebook, é vocacionado à recolha de manuais e livros escolares usados do 1º ao 10º anos, e, assim, fazer distribuição para outras pessoas interessadas em os dar uma nova utilização, conforme Joana Costa, principal promotora, avançou à Inforpress.
“É para os mais necessitados, mas também para aqueles que querem preservar o ambiente e assim evitar comprar um livro, uma vez que sabemos que quanto mais livros comprarmos mais plantas morrem e assim desgastamos a nossa natureza “, sustentou a mesma fonte, indicando um grupo de 10 pessoas envolvidas na iniciativa, lançada justamente hoje, Dia Mundial da Árvore.
“O objectivo é assim dar vida aos livros que temos na estante e que não usamos e só ficam acumulando poeira, ajudamos a quem precisa e ao mesmo tempo preservamos o meio ambiente”, reiterou.
Por ser o BLCV algo ainda bem prematuro, Joana Costa disse que os contactos para doacção, como para entrega dos livros, deverão ser feitos através da página do Facebook, mas também de e-mail, [email protected].
E ainda, ajuntou, por projecto ter sido lançado hoje não têm pontos de recolha e nem doacções, mas já contam com algumas “respostas positivas” e alguns interessados.
Por outro lado, di-lo Joana Costa, a iniciativa arrancou com os manuais escolares, mas com o passar do tempo poderão definir ”outros parâmetros e alargar a outras áreas”.
”E ainda pretendemos que a ideia possa vingar em todas as nossas ilhas habitadas. Por isso, aproveitamos para solicitar o voluntariado de pessoas, mesmo em São Vicente, e fora de São Vicente que se identifiquem com o nosso projecto, tanto para doacção como também para divulgação”, considerou a mesma fonte, para quem o objectivo é fazer o “BLCV chegar ao máximo de pessoas possível”.

Dans la même catégorie