Mindelo, 07 Jan (Inforpress) – A cidade do Mindelo acolhe até sexta-feira, 10, o seminário de práticas artísticas relacionais em torno do algodão (PAR) organizado pelo colectivo Neve Insular com o objectivo de realizar actividades de extensão e transferência de conhecimento.
De acordo com informações da organização, o evento pretende contribuir para a reflexão e discussão em torno de práticas artísticas relacionais em torno do algodão, em países como Portugal, Brasil e Cabo Verde.
A ideia, segundo a mesma fonte, é divulgar projectos de investigação internacional como o trabalho de campo em Cabo Verde: “O algodão e a resistência a partir de Cabo Verde – cultivo do pensamento e práticas artísticas para uma história do presente” e também o projecto denominado “Sobre uma poética do tempo: os guardados de mulheres como activadores de memórias” da Universidade de Goiás, Brasil.
Por outro lado, a intenção é reconhecer as competências do grupo Mulheres do Vale, em São Vicente, na área da transformação do algodão (compreendendo as fases de descaroçar, cardar e fiar) e difundir, na ilha, o trabalho do colectivo Neve Insular e da Associação Agro-Pecuária Calhau e Madeiral (AAPCM).
“As PAR têm, ainda, por objectivo realizar actividades de extensão e transferência de conhecimento para o público geral que relevem a história local de cada geografia, comprometida com os desafios da arte, educação e ecologia na contemporaneidade”, sublinharam os promotores.
Entre os pontos da agenda do seminário destacam-se a acção dirigida aos estudantes do curso de Educação Artística da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) com a oficina de fiação com o grupo Mulheres do Vale e visita ao cultivo de algodão Neve Insular, que acontece na tarde de hoje, no Centro Agro-ecológico do Madeiral.
Outra actividade de destaque é a acção dirigida ao público em geral, na quinta-feira, 09, com comunicações de investigadoras do Brasil, Cabo Verde e Portugal, no auditório da Uni-CV.
O seminário PAR é promovido pelo colectivo Neve Insular em parceria com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), em Portugal, e a Universidade Federal de Goiás (Brasil).
É acolhida pelo Departamento de Educação Artística na Faculdade de Educação e Desporto (FAED-Uni-CV), a Associação Agro-Pecuária Calhau e Madeiral e a Galeria Alternativa, na ilha de São Vicente.
Neve Insular é um colectivo artístico independente com origem em São Vicente, Cabo Verde, de autoria da artista e investigadora Rita Rainho e da designer de moda Vanessa Monteiro.