Mindelo, 13 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro elogiou, em São Vicente, a consciência ambiental e climática “muito apurada” da juventude cabo-verdiana, que, indicou, está consciente do seu papel em temáticas como protecção dos oceanos, acção climática e transição energética.
Ulisses Correia e Silva falava à Inforpress, na quarta-feira, 12, minutos após ter sido agraciado com um quadro com motivos ambientais da autoria dos jovens de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau que participaram, dias 11 e 12, no Fórum Regional da Juventude, que colocou o foco nos desafios dos sectores da economia azul e economia criativa.
“Iniciativa muito boa e reveladora de que os jovens se interessam por tudo o que tem a ver com grandes problemáticas que hoje são discutidas no mundo”, concretizou o chefe do Governo.
Ulisses Correia e Silva lembrou, na ocasião, que o planeta é único e que se não for protegido haverá “sérios problemas no futuro”, sem esquecer, pontuou, que “já é um problema actual”, pelo que continuando com o nível de degradação da acção climática “torna-se problemático”.
É por isso que, vincou, em todos os países do mundo se está a desenvolver uma “forte consciência” desde os mais pequenos até aos mais idosos, visando “uma ideia muito clara” de que a parte comportamental e de atitudes “também influencia fortemente” na questão da protecção do planeta.
O Fórum Regional da Juventude, que envolveu para cima de uma centena de jovens das ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau debateu, no início da semana, no Mindelo, as potencialidades, oportunidades e desafios do sector da economia azul e da economia criativa nas ilhas do Norte do país.
A concretização da primeira edição do Fórum Regional da Juventude foi uma recomendação saída da declaração da Ribeira Brava de 2021, e passa a realizar-se anualmente em quatro regiões do arquipélago.
Este ano, os quatros fóruns que antecedem o Fórum Nacional da Juventude serão realizados nas ilhas de São Vicente, em curso e que junta jovens de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, Santiago (jovens de Santiago e Maio), Brava (jovens do Fogo e Brava) e Boa Vista (jovens de Sal e Boa Vista).
O Fórum da Juventude é uma iniciativa do Governo, executada pelo Instituto do Desporto e da Juventude, que conta com a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, e com “forte engajamento” das câmaras municipais, entidades público-privadas e sociedade civil.