MAP La sous-secrétaire d’Etat américaine à la Sécurité civile salue le modèle démocratique sénégalais MAP Crise humanitaire au Soudan: Washington annonce une aide de 315 millions de dollars MAP Le Maroc disposé à élargir les domaines de sa coopération avec Madagascar (M. Bourita) MAP Cameroun: un gendarme tué et quatre autres blessés dans une attaque de Boko Haram ANP Le Ministre de l’Agriculture et de l’Elevage s’enquiert de la situation pastorale dans le Nord-Tahoua AGP Guinée : 172199 candidats affrontent les épreuves du Brevet d’Etudes de Premier Cycle AGP GUINÉE/MÉDIA : DEUX COMMISSAIRES DE LA HAC SUSPENDUS POUR FAUTE LOURDE (COMMUNIQUÉ) AGP Guinée/Tribunal Militaire : 10 ans de prison requis contre le Général SadibaKoulibaly AGP Guinée/Collectivité :Les 356 communes rurale et urbaine du pays dotées en équipements informatiques par l’ANAFIC ANG Telecomunicações/Ministro diz que o projeto do Cabo submarino “Amilcar Cabral” vai reforçar a integração da Guiné Bissau ao mundo global

São Vicente: Polaca Olga Gutek leva exposição de paisagens oceânicas ao Centro Cultural do Mindelo


  18 Septembre      112        Arts & Cultures (3210), Arts plastiques (59), Culture (1558),

 

Mindelo, 19 Set (Inforpress) – A artista polaca e residente em Cabo Verde Olga Gutek apresenta na terça-feira, 19, no Centro Cultural do Mindelo (CCM), a exposição “Paisagens Oceânicas: Abaixo da Superfície”, que pretende fazer “uma viagem ao coração do oceano”.
Segundo informações do departamento de comunicação do CCM, trata-se de uma colecção de pinturas subaquáticas, mostrando a “fusão do espírito sem limites de uma surfista e kite surfista, a alma de um mergulhador e a imaginação de um pintor”, descreve.
Nesta exposição, o trabalho de Olga leva o espectador, segundo a mesma fonte, a uma viagem sob as ondas, na qual a tela se torna um “portal” para o reino aquático.
“Com atenção aos detalhes e um profundo conhecimento da vida marinha, Olga dá vida às suas pinturas de animais subaquáticos. Baleias, tubarões e tartarugas são pintados com uma mistura de realismo e elementos abstratos”, conforme informações do CCM.
Olga Gutek, nascida na Polónia, inicialmente seguiu carreira em design e arquitectura, formação que incutiu nela um “profundo apreço” pela estrutura, forma e atenção aos detalhes. Esses elementos mais tarde definiriam seu estilo artístico.
Neste momento vive na ilha de Boa Vista, onde se tornou uma “ávida surfista”, mergulhadora e kitesurfista.
A artista disse ter sido em Cabo Verde que encontrou a “verdadeira vocação”, através das paisagens aquáticas.
“A beleza agreste das ilhas e o ritmo de vida à beira-mar cativaram o coração de Olga”, segundo informações da nota do CCM, adiantando que o “encantador arquipélago” mudou o rumo de vida da artista.
A exposição de Olga Gutek será inaugurada na tarde de terça-feira, 19, e enquadra-se também na chegada do navio-escola polaco DarMlodziezy à cidade do Mindelo.
O Centro Cultural do Mindelo dá continuidade à programação na quarta-feira, 19, com o recital de poesias “Flam Poesia”, no qual vai ser recitado poemas da polaca WislawaSzymborska em comemoração ao centenário do seu nascimento.
O evento conta com a participação de Jorge Spencer, MilankaVera-Cruz e João Baptista e música de Marcelo Lopes e Sanou Dembele.
WislawaSzymborska, cujo nome completo era Maria WisławaAnnaSzymborska, nasceu em Kórnik, em 1923, e faleceu na Cracóvia, em 2012, aos 88 anos.
Poetisa, crítica literária e tradutora, Szymborska se formou em Filologia Polaca e Sociologia pela Universidade Jaguellonica
Foi uma escritora polaca contemplada com diversos prémios, incluindo o Prémio Nobel de Literatura, em 1996.
A sua extensa obra, traduzida em 36 línguas, foi caracterizada pela Academia de Estocolmo como “uma poesia que, com precisão irónica, permite que o contexto histórico e biológico se manifeste em fragmentos da realidade humana”, tendo sido a poetisa definida, como “o Mozart da poesia”.

Tímida e reservada, mas com sua poesia indagadora, Szymborska foi também chamada de “poeta filosófica”, ou “poeta da consciência do ser”.

Dans la même catégorie