APS Kédougou: des enseignants s’investissent pour une effectivité du concept »Ubbi tey, Jang tey » MAP Présidentielle en RDC: l’opposant Martin Fayulu confirme sa candidature MAP Abidjan: Participation du Maroc au 6ème Salon international de l’agriculture et des ressources animales MAP Dakar:  »Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine AIP Côte d’Ivoire: Onze centres de santé reçoivent des équipements pour améliorer leur plateau technique MAP La Somalie demande une pause technique de trois mois pour la phase 2 du retrait des troupes de l’ATMIS (CPS) MAP La BAD lance des rapports par pays sur les besoins de financement des changements climatiques et de la croissance verte en Afrique APS Université Assane Seck : réception d’une série d’infrastructures au campus social APS Des lauréats du Concours général en visite à l’Académie internationale des métiers de l’aviation civile (document) APS « Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine

São Vicente: Polaca Olga Gutek leva exposição de paisagens oceânicas ao Centro Cultural do Mindelo


  18 Septembre      20        Arts & Cultures (2723), Arts plastiques (56), Culture (1108),

 

Mindelo, 19 Set (Inforpress) – A artista polaca e residente em Cabo Verde Olga Gutek apresenta na terça-feira, 19, no Centro Cultural do Mindelo (CCM), a exposição “Paisagens Oceânicas: Abaixo da Superfície”, que pretende fazer “uma viagem ao coração do oceano”.
Segundo informações do departamento de comunicação do CCM, trata-se de uma colecção de pinturas subaquáticas, mostrando a “fusão do espírito sem limites de uma surfista e kite surfista, a alma de um mergulhador e a imaginação de um pintor”, descreve.
Nesta exposição, o trabalho de Olga leva o espectador, segundo a mesma fonte, a uma viagem sob as ondas, na qual a tela se torna um “portal” para o reino aquático.
“Com atenção aos detalhes e um profundo conhecimento da vida marinha, Olga dá vida às suas pinturas de animais subaquáticos. Baleias, tubarões e tartarugas são pintados com uma mistura de realismo e elementos abstratos”, conforme informações do CCM.
Olga Gutek, nascida na Polónia, inicialmente seguiu carreira em design e arquitectura, formação que incutiu nela um “profundo apreço” pela estrutura, forma e atenção aos detalhes. Esses elementos mais tarde definiriam seu estilo artístico.
Neste momento vive na ilha de Boa Vista, onde se tornou uma “ávida surfista”, mergulhadora e kitesurfista.
A artista disse ter sido em Cabo Verde que encontrou a “verdadeira vocação”, através das paisagens aquáticas.
“A beleza agreste das ilhas e o ritmo de vida à beira-mar cativaram o coração de Olga”, segundo informações da nota do CCM, adiantando que o “encantador arquipélago” mudou o rumo de vida da artista.
A exposição de Olga Gutek será inaugurada na tarde de terça-feira, 19, e enquadra-se também na chegada do navio-escola polaco DarMlodziezy à cidade do Mindelo.
O Centro Cultural do Mindelo dá continuidade à programação na quarta-feira, 19, com o recital de poesias “Flam Poesia”, no qual vai ser recitado poemas da polaca WislawaSzymborska em comemoração ao centenário do seu nascimento.
O evento conta com a participação de Jorge Spencer, MilankaVera-Cruz e João Baptista e música de Marcelo Lopes e Sanou Dembele.
WislawaSzymborska, cujo nome completo era Maria WisławaAnnaSzymborska, nasceu em Kórnik, em 1923, e faleceu na Cracóvia, em 2012, aos 88 anos.
Poetisa, crítica literária e tradutora, Szymborska se formou em Filologia Polaca e Sociologia pela Universidade Jaguellonica
Foi uma escritora polaca contemplada com diversos prémios, incluindo o Prémio Nobel de Literatura, em 1996.
A sua extensa obra, traduzida em 36 línguas, foi caracterizada pela Academia de Estocolmo como “uma poesia que, com precisão irónica, permite que o contexto histórico e biológico se manifeste em fragmentos da realidade humana”, tendo sido a poetisa definida, como “o Mozart da poesia”.

Tímida e reservada, mas com sua poesia indagadora, Szymborska foi também chamada de “poeta filosófica”, ou “poeta da consciência do ser”.

Dans la même catégorie