APS SENEGAL-GAMBIE-COMMERCE / Les douanes gambiennes renoncent à la hausse des droits prélevés sur le ciment sénégalais APS SENEGAL-MAURITANIE-INFRASTRUCTURES / Dakar et Nouakchott vont remédier au retard de la construction du pont de Rosso APS SENEGAL-ECONOMIE / Politique économique et sociale : le gouvernement va disposer d’un document de référence au troisième trimestre 2024 APS SENEGAL-COMMERCE / Vers “une surveillance permanente” des marchés des produits de grande consommation APS SENEGAL-JUSTICE / L’ONRAC et le CFJ vont signer une convention de partenariat, jeudi MAP Finance durable : Bank Of Africa s’engage pleinement lors de la 16ème édition du SIAM MAP Match USMA-RSB: La CAF sanctionne l’USMA par un forfait de 0-3, le match retour maintenu à Berkane (FRMF) APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Kaffrine : une “case culturelle de bon voisinage” inaugurée à Kelimane APS SENEGAL-ECONOMIE / À Dakar, le petit commerce est victime des opérations de désencombrement APS SENEGAL-SANTE / Ibrahima Sy tend la main aux acteurs pour construire un système “résilient et durable”

São Vicente: “Projecto Urgimed Health Hospitality está em plena sintonia com visão do Governo” – ministro da saúde


  4 Mars      26        Santé (15374),

 

Praia, 04 Mar (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, considerou que o projecto de clínica privada Urgimed Health Hospitality está em “plena sintonia” com a visão do Governo e é uma demonstração de “inteligência empresarial”.
O governante fez estas considerações esta terça-feira, no Mindelo, no acto de apresentação deste novo projecto de clínica médico-cirúrgica e maternidade de capital “100 por cento nacional”, e que contou ainda com a presença do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
“Este projecto, para além de aportar um sinal de confiança no país, confiança no desenvolvimento no sector da saúde, é sem dúvida uma demonstração de inteligência empresarial, sentido de oportunidade e que está em plena sintonia com a visão do Governo”, asseverou.
Arlindo do Rosário disse estar o Governo engajado para fazer com que o sector da saúde “não seja um mero distribuidor, mas um pilar importante para a economia”.
O ministro disse na ocasião contar com o privado para construir um “bom sistema de saúde”.
Olavo Correia, por seu lado, considerou que por o país estar numa “fase de transição epidemiológica”, não se pode continuar a olhar para a saúde como se tem olhado até hoje.
“As doenças estão a mudar, precisamos de novas parcerias, de nova geração de hospitais, com novos meios de diagnóstico, mas hospitais integrados com aquilo que de melhor existe a nível mundial”, salientou, com a visão de que, quer sejam públicos ou privados, devem ser “hospitais inteligentes”.
O evento, realizado na Câmara de Comércio de Barlavento, teve ainda a presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, que disse tratar-se, com efeito, de um investimento nos cuidados de saúde que trará economia de recursos a nível hospitalar e familiar.
“Com a entrada em funcionamento deste novo empreendimento, uma população de mais de 95 mil pessoas irá dispor de mais e melhores serviços, bem como de instalações e equipamentos adequados”, sustentou o autarca, para quem deve orientar-se pelos “princípios da universalidade”.
Um dos promotores da iniciativa, Júlio Wahnon, também considerou que a iniciativa pretende servir toda a população residente, mas também estabelecer “relações privilegiadas” com a comunidade emigrante e ser uma “referência” da população estrangeira no turismo de saúde.
“Onde pretendemos trabalhar com profissionais cabo-verdianos na diáspora para desenvolverem este sector, podendo nesta área desenvolver parcerias públicas ou privadas”, afiançou.
O acto de apresentação do projecto foi seguido do lançamento da primeira pedra, no Alto São João (Subida de Cruz João Évora) por Arlindo do Rosário e Olavo Correia e com a bênção do bispo Dom Ildo Fortes.
A nova clínica, que terá novas valências, como bloco operatório, unidade de recobro, internamento e maternidade, com duas salas de parto e apoio do bloco operatório para cesarianas programadas, tem um prazo de execução de 15 meses, estando para ser concebido em duas fases, tal como explicou o arquitecto responsável pela obra.
LN/JMV
Inforpress/

Dans la même catégorie