AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155 MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies

Saúde pública/ Governo realiza nova campanha contra fístula obstétrica


  21 Septembre      60        Santé (15375),

 

Bissau 21 set 22 (ANG) – O Governo, através do Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas Para População procedeu hoje ao lançamento oficial da campanha de operação à pacientes de fístula obstétrica, que já decorria desde o dia 19 e que termina à 30 de setembro .
Segundo o ponto focal do Governo para Fístula Obstétrica Jorge Siuna Guade, durante 11 dias os médicos cirurgiões nacionais e senegaleses vão atender e tratar 30 mulheres.

Instado a falar da situação da doença no país, o médico cirurgião Siuna Guade, disse que a situação é alarmante, porque aparecem cada vez mais casos da doença pelo que vai ser difícil combatê-la agora na Guiné-Bissau.

Guade apontou partos prolongados e partos feitos em casa, como as principais causas da doença.

Segundo este reponsável, mais de 300 mulheres já foram operadas e a zona leste do país lidera a lista de casos da doença, estando o Setor Autónomo de Bissau na segunda posição.

Ao presidir a cerimónia que oficializou o lançamento da campanha, a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Mária de Fátima Vieira aconselhou as mulheres grávidas a se realizarem sempre consultas pré-natais e a se dirigirem aos centros de saúde para dar luz.

Mária de Fátima Vieira disse que a falta de informação é principal causa do aumento da doença no país, por isso diz que é importante a conjugação de esforços na sensibilização sobre a fístula obstétrica.

Para fátima Vieira esta tarefa deve ser assumida por todos, por se tratar de uma lesão que pode ser prevenida e tratada, pelo que a acção de sensibilização deve ser uma prioridade.

Mária de Fátima Vieira indicou que um parto prolongado ou obstruído sem assistência de um profissional de saúde qualificado origina sérios problemas para a mulher e que uma das quais é a fístula obstétrica.

Por isso, exorta aos pais e encarregados de educação à criarem condições para que as meninas tenham acesso aos serviços de saúde, ao planeamento familiar sobretudo.

Para o Representante do Fundo das Nações Unidas para População(FNUAP), Jocelyn Fenard a campanha de tratamento de fístula obstétrica além de contribuir para o restabelecimento da integridade física e da dignidade de 30 mulheres, responde também aos compromissos da Guiné-Bissau para reduzir as causas de morbilidade e morte materna evitáveis até 2030.

Disse que a campanha testemunha a determinação do Governo em trabalhar para a erradicação da fístula obstétrica e melhorar a saúde materna e neonatal na Guiné-Bissau.

Jocelyn Fenard afirmou que a incidência de fístula obstétrica na Guiné-Bissau é estimada em 64 casos por ano e que em 2021, 42 mulheres receberam atendimento médico.

Segundo Fenard desde 2009, mais de 347 mulheres foram tratadas em operação de rotina e em diversas campanhas. Por isso, felicitou o Governo, os parceiros e as equipas médicas que trabalharam para alcançar esses resultados.

O Representante da FNUAP disse que estes resultados não podem fazer-se esquecer que cerca de tinta mulheres que vivem com fístula obstétrica não podem ser rastreadas e beneficiar da experiência e cuidados dos especialistas.

“Este número pode parecer marginal mas ao longo dos anos indica que centenas de mulheres na Guiné-Bissau ficam para atrás durante as campanhas”, salientou.

Afirmou que assistências médicas fazem parte da resposta à crise da fístula obstétrica, frisando que a prevenção, em particular, através de melhor informação às comunidades, a mudança de comportamentos sociais e o reforço dos cuidados de saúde primários e comunitários são as chaves do sucesso para alcançar “zero” novos casos de fístula obstétrica na Guiné-Bissau.

A campanha deste ano é financiada pelo FNUAP e o Hospital Nacional Simão Mendes

Dans la même catégorie