AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Segurança/Presidente da República exorta autoridades judiciais à por fim à raptos e espancamento de cidadãos no país.


  11 Mars      28        Politique (25166),

 

 

Bissau, 11 Mar 21 (ANG) – O Presidente da Republica exortou as autoridades judiciais, sobretudo a Policia Judiciária e ao Ministério Público à investigar e responsabilizar os autores de raptos e espancamento de cidadãos no país.
Umaro Sissoco Embalo falava hoje aos jornalistas, à margem da cerimónia de inauguração das instalações do Comissariado Nacional da Policia de Ordem Pública, batizada como o nome do falecido Comissario Bitchofla Na Fafé.

Na ocasião, o chefe de Estado, justifica a homenagem com a contribuição que o falecido deu para o bem do país, enquanto Comissario Nacional da POP.

As instalações do Comissariado, cujas obras foram suspensas há dez anos, após a retirada da Missão Militar Angolana no país (MISSANG), foram concluídas com fundos internos e dispõe de 22 gabinetes e 3 salas de reuniões.

O Chefe de Estado guineense anunciou que dentro de algumas semanas, a cidade de Bissau vai ter câmaras de vigilância, para garantir mais segurança no país.

O Presidente guineense aceitou a proposta apresentado pelo ministro do Interior em transformar a prisão da 2ª Esquadra, que advém da época colonial junto do Ministério do Interior num Museu, por não reunir condições para que continue a ser utilizado como uma instituição de detenção.

Até porque, segundo o Sissoco Embalo o governo já dispõe de um espaço de cinco mil hectares para construção de novos serviços prisionais com melhores condições.

Umaro Sissoco anunciou ainda para breve o inicio das obras de construção das novas instalações do Ministério do Interior e o da Defesa, com apoio da República Popular da China.

Instado a falar do espancamento do jornalista António Aly Silva, o Chefe de Estado Guineense lamentou a situação e recusou ser o autor moral do rapto e espancamento do jornalista, como tem sido indicado.

“Apreendi isso há muito tempo ou seja quando Nino Vieira era Presidente, ele é responsabilizado por todos os actos ocorridos. Não tenho cultura de violência e nem sei se Aly Silva é jornalista”, disse.

Acrescentou que não só em relação ao caso de Aly Silva, que já deu orientações aos serviços competentes, porque não é possível que os casos de espancamentos continuem a verificar sem nenhuma responsabilização.

Sissoco Embalo avisou que não vai tolerar acusações do género da próxima vez, frisando que a pessoa que o indiciar com os futuros actos, vai assumir consequências.

Quanto ao regresso ao país do Presidente do PAIGC, Umaro Sissoco Embaló disse que Domingos Simões Pereira é um cidadão guineense e pode regressar ao país, avisando que existem normas e portanto devem ser cumpridas.

Disse que, enquanto Presidente da República tem obrigação de garantir a segurança para todos, por isso disse que não vai permitir que casos de espancamentos continuem a verificar no país.

O ministro do Interior Botche Candé agradeceu ao chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo e o empenho do executivo para que as obras de construção do Comissariado Nacional da Policia de Ordem Pública sejam concluídas.

Botche Candé encorajou ao Presidente Sissoco Embalo a prosseguir com iniciativas que visam desenvolver o país.

Disse que a conclusão das obras do Comissariado Nacional de Ordem Pública, vai permitir o descongestionamento dos gabinetes que outrora são ocupados por mais de sete pessoas.

“Essa situação não permitia que alguns assuntos sejam bem analisados, principalmente aqueles que exigem maior segredo”,referiu.

Dans la même catégorie