MAP Lutte anti-terroriste: l’UE envisage une aide à la Côte d’Ivoire MAP Sénégal: report de la 15è Biennale de l’art africain contemporain de Dakar MAP Afrique du Sud: près de 6000 infections au paludisme en un an (Institut) MAP Championnat d’Afrique seniors de judo (Egypte-2024): Le Maroc leader provisoire MAP Remaniement ministériel au Zimbabwe MAP Trois nouveaux pays africains lancent la vaccination contre le paludisme AIP Amnesty international salue l’évolution des textes de défense des droits de l’Homme en Côte d’Ivoire ANP Clôture de la 11ème Edition du Forum sur les droits et inclusions numériques à Accra AIB Burkina : Le premier ministre en visite de travail et d’amitié en Iran du 24 avril au 1er mai APS SENEGAL-SANTE / Des guides pour enseignants destinés à la détection précoce des troubles visuels chez les élèves

Seminário sobre segurança marítima permite a Cabo Verde obter conhecimentos e eliminar barreiras – presidente IMP


  27 Septembre      66        Economie (20991), pêche (200),

 

Mindelo, 27 Set (Inforpress) – O presidente do conselho de administração do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), Seidi Santos, considerou que o seminário internacional sobre segurança marítima realizado, no Mindelo, permite a Cabo Verde obter conhecimentos e eliminar barreiras.
Segundo a mesma fonte, que falava à imprensa à margem do evento, reveste-se de “grande importância” também por uma actividade periférica à Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental (CHATO), que decorrerá também, no Mindelo, ainda nesta semana.
Seidi Santos acredita que o seminário traz oportunidades para os profissionais cabo-verdianos terem contacto com especialistas de 21 países, entre os quais, Portugal, França, Reino Unido e ainda de países africanos como Togo e Congo.
“São países de renome e que no âmbito da hidrografia estão muito desenvolvidos e nesses dias vai-se falar de aspectos importantes sobre segurança marítima, que vai nos permitir ter oportunidades de aprendizagem e troca de experiência”, sublinhou, destacando a questão do enriquecimento profissional dos agentes de Cabo Verde.
Para o presidente do IMP, o País tem “desafios enormes” nesta matéria, que podem ser debatidos no seminário “para se conseguir eliminar barreiras e garantir cada vez mais segurança marítima no arquipélago”.
Por seu lado, o representante do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa (SHOM), Henri Dolou, considerou ser uma possibilidade de se conhecer aspectos relacionados com a segurança no território oeste africano e Cabo Verde, em particular, para uma “boa circulação” com a carta marítima.
Henri Dolou assegurou que vão ser partilhados essencialmente conhecimentos técnicos, por exemplo, que permitem auxiliar um barco a fazer uma prospecção petrolífera, ou então, identificar objectos à deriva, que podem colocar em perigo a actividade.
Informações que, segundo a mesma fonte, devem ser comunicados em tempo real aos barcos.
Ademais, asseverou, serão apresentados os instrumentos que permitem fazer a medição da profundeza do mar para serem identificados também na carta marítima.
O seminário regional de sensibilização para a segurança marítima é realizado em parceria com a NAVAREA II e a sua Autoridade Cartográfica Primária (PrimaryChartingAuthority–PCA, sigla em inglês).
Enquadra-se na 17ª Conferência da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental, que acontece este ano, no Mindelo, à porta fechada de 28 a 30 de Setembro, por sua vez, em parceria com a Organização Hidrográfica Internacional (OHI), da qual Cabo Verde é membro associado.
A conferência contará com presenças de representantes dos países banhados pelas águas do Atlântico Oriental, desde França/Reino Unido, na Europa, até Congo, em África, abrangendo assim cerca de 21 países.

Dans la même catégorie