MAP Rabat: Création du Réseau des journalistes Fact-Checkers des Agences de presse africaines MAP Dakhla: la Marine Royale porte assistance à 85 candidats à la migration irrégulière MAP Dakhla: Des diplomates africains prospectent les potentialités économiques de la région ANG Cultura/Organização “TOP GB Internacional” pede apoio do Estado para representante o país em diferentes concursos de Miss internacionais ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo ANG Politica/Coligação PAI/Terra Ranka acusa governo de ser “incapaz” de resolver problemas sociais AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux

Situação de seca afecta neste momento 37% da população cabo-verdiana – responsável


  20 Décembre      42        Environnement/Eaux/Forêts (6473), Photos (4436),

 

Cidade da Praia,20 Dez (Inforpress) – A situação de seca, que por três anos consecutivos está a ser vivenciada em Cabo Verde, afecta, neste momento, 37 por cento (%) da população, indicou quinta-feira a directora-geral de Agricultura em substituição, Eneida Rodrigues.
Aquela responsável, que falava aos jornalistas após a apresentação do programa de mitigação do mau ano agrícola para uma delegação angolana, chefiada pela ministra do Estado para Área Social, que se encontra em Cabo Verde, disse que a seca tem afectado, sobretudo, as pessoas das zonas rurais.
“Segundo os dados que nós temos 37% da população está a ser afectada com a crise decorrente dos três anos consecutivos de seca. São pessoas que vivem da agricultura e da pecuária, tanto na parte da produção como também ligado a tudo que é comércio da produção agrícola”, explicou.
Eneida Rodrigues adiantou que neste momento está-se a trabalhar não só na mitigação do mau agrícola, mas também na resiliência das famílias mais desfavorecidas e do país no seu todo.
“Portanto nós estamos a trabalhar na mobilização de água, apostando na dessalinização da água salobra, na reutilização segura das águas residuais na agricultura, na melhoria da gestão da água, diminuindo as perdas e utilizando o sistema que favorece o uso mais eficiente da água na agricultura”, explicou.
Por outro lado, indicou também a nível da pecuária está-se a trabalhar na contingentação dos animais, não só para fazer face à crise, mas também como medida de protecção do meio ambiente.
Eneida Rodrigues destacou para já alguma melhoria em termos de comportamento dos agricultores e criadores.
“A nível dos criadores nós estamos a notar que estão a aderir ao programa de contingentação dos animais e também fornecendo alimento complementar que são as rações para melhorar a alimentação do gado. Os agricultores também já entenderam que há que fazer a poupança de água e estão a aderir”, disse.
A directora-geral de Agricultura em substituição garantiu que na vertente reforço da alimentação o apoio aos agricultores foi contínuo com a disponibilização dos vales cheques aos criadores das zonas mais afectadas.
O novo programa prevê para além de apoios o reforço da sensibilização e formação das pessoas, em particular dos agricultores e criadores, no sentido de se garantir a resiliência de que o país precisa.

Dans la même catégorie