MAP Pluies diluviennes au Gabon: Mise en place d’un comité de crise à la Primature MAP Intempéries au Kenya: le gouvernement met en place un centre d’urgence MAP Ethiopie: 20 morts et 32 blessés dans un accident de la route dans la région d’Oromia MAP Kenya Airways reprend en février ses vols directs Nairobi-Mogadiscio MAP 21è Cours supérieur franco-maghrébin de sénologie, les 1 et 2 décembre à Laâyoune ANP Bientôt deux albums pour Roger le Moine alias « La canne Blanche » MAP Les défis de la santé publique en Afrique nécessitent une approche collective et coordonnée (Président zambien) MAP SM le Roi adresse un message au Président du Comité des Nations Unies pour l’exercice des droits inaliénables du peuple palestinien (Texte Intégral) MAP Congo-Brazzaville: Un taux de croissance de 4% prévu en 2023 (président) MAP Une délégation onusienne séjourne au Burkina pour s’imprégner de la situation humanitaire

Sociedade/Embaixada da República Popular da China entrega à CMB novo espaço de lazer no jardim Âncora


  25 Mai      35        Diplomatie (1677), Société (43724),

 

Bissau, 25 Mai 23 (ANG) – O embaixador da República Popular da China procedeu hoje a entrega à Câmara Municipal de Bissau(CMB), de novo espaço de lazer  no jardim Âncora, sitio na Bairro de Penha, junto a Avenida João Bernardo Vieira, em Bissau.

Ao presidir o acto, o Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha enalteceu as contribuições da China popular em termos de apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Disse que o espaço, para além de poder ser utilizados por todos vai ainda valorizar  aquela zona   da cidade.

Cunha sublinhou que, independentemente da dimensão do projeto, cada vez que a China interveio em apoio as infraestruturas,  deixa uma marca e que desta vez a ação incide na melhoria da imagem da cidade de Bissau.

O governante disse que o projeto faz parte do programa da Câmara Municipal de Bissau para proporcionar lazer e mais oportunidades de convívio aos jovens.

“Este espaço  era um lugar de lixeira. Com apoio da CMB e a prontidão da Embaixada da República Popular da  China foi transformado num jardim, trazendo  importante melhoria para os  moradores do bairro de Penha e ao mesmo tempo serve para embelezar a cidade de Bissau”, destacou Cunha.

O Presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Medina Lobato considerou a obra chinesa  de grande contributo e muito estratégico, sobretudo na medida em que vai proporcionar lazer aos jovens  e mais uma oportunidade de convívio.

Lobato adiantou que  os trabalhos de melhoria da imagem de Bissau vão  prosseguir nas rotundas e avenidas para que os investidores, os guineenses e os estrangeiros que visitam o país possam  desfrutar da melhor imagem da cidade de Bissau.

“Vamos destacar um jardineiro para melhorar o espaço verde, os jardins, as plantas e cuidar do lixo e colocaçar candeeiros para iluminação, para quem quiser visitar o jardim no período noturno”, garantiu o Presidente da CMB José Medina Lobato.

O Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau disse que tudo acontece num momento  importanteo, por ser o dia em que  o povo africano comemora a luta pela independência do continente e fortalecimento da unidade, como  símbolo da paz e desenvolvimento.

Guo Ce  salientou que a inauguração do jardim significa que as relações bilaterais entre a China e a Guiné-Bissau serão mais estáveis, acrescentando que mais parcerias serão estabelecidas e que uma ordem internacional mais segura será criada, por  esforço conjunto, tendo desejado  a Guiné Bissau mais prosperidade e estabilidade.

“Espero que este jardim possa servir como um novo espaço em que os cidadãos de Bissau possam descansar e conversar”, disse.

Guo Ce disse que a Embaixada da China  na Guiné-Bissau está disposta a continuar a fazer o possível para realizar ativamente as actividades de bem- estar social, a fim de servir melhor, enquanto ponte de  promoção dos  laços interpessoais entre os dois países.

Dans la même catégorie