APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Sociedade/ »Os desafios sociais atuais exigem que tenhamos mão de obra qualificada », diz Jorge Sanca


  17 Janvier      16        Société (45064),

 

Bissau, 17 Jan 23 (ANG) – O Diretor-geral do Instituto Nacional do Desenvolvimento para Educação (INDE) defendeu que os desafios sociais atuais exigem que se tenha mão de obra qualificada, capaz de contribuir para o desenvolvimento do país.

Jorge Sanca falava, esta terça-feira, no ato de abertura de uma ação de capacitação das mulheres e jovens sobre a dinâmica produtiva , promovida pelo Instituto Nacional de Formação Técnico e Profissional (INAFOR) no âmbito do Projeto de Atomização de Inclusão Financeira dos Jovens (PAIFJ).

Sanca disse que a iniciativa se destina ao público alvo que enfrenta dificuldades e carências devido a falta de emprego e outras insuficiências, pelo que é preciso formar jovens e mulheres e apoiá-los com meios financeiros e materiais.

« Espero que estes cursos irão desenvolver nos formandos um perfil desejado que permitirão colmatar as insuficiências que ainda existem no mercado de trabalho e oferecendo serviços de qualidade”, realçou.

Para aquele responsável, as referências de formação que correspondem com a necessidade do mercado é meio caminho andado em direção a meta visada.

O Coordenador do Projeto de Automização de Inclusão Financeira dos Jovens (PAIFJ), Braima Mané destacou na cerimónia que uma das missões do projeto tem a ver a capacitação e dinâmicas produtivas para a qualificação dos jovens perante o mercado de trabalho.

Segundo Mané o INAFOR terá uma missão de formar 75 jovens essencialmente meninas que mais tarde poderão beneficiar de financiamentos se apresentarem planos de negócios.

Para o Coordenador do PAIFJ, hoje não é só formar para formar, é formar para dar os formandos formação de qualidade uma vez que atualmente existe um mercado muito exigente que precisa de pessoas qualificadas.

Braima Mné pediu aos formandos para debaterem “seriamente” os temas ministrados, para que possam sair com um documento de qualidade que vai permitir criar um capital humano competitivo para poder participar no desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.

Durante todo o dia, os participantes vão debater sobre as referências do curso intensivo , do Empreendedorismo (GERME), Frio, Canalização, Panificação e Corte e Costura.

A formação realiza-se no âmbito de um projeto do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, financiado pelo governo e o Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) para o setor industrial.

Dans la même catégorie