AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar

Temos que preparar a economia na sua transformação digital em função de cada sector e potencialidade – presidente CCB


  21 Janvier      45        Politique (25166),

 

Mindelo, 21 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB), Jorge Maurício, defendeu esta quinta-feira, no Mindelo, que é preciso preparar a economia, na sua transformação digital, em função de cada sector e potencialidade de São Vicente.
Jorge Maurício falava à imprensa a propósito do painel sobre “As potencialidades de São Vicente” que apresentou no Fórum Pensar São Vicente 2035, que decorre até esta sexta-feira na ilha.
Segundo o presidente do CCB, é necessário pensar as estratégias de desenvolvimento a partir das vocações naturais de cada ilha e das suas potencialidades.
A partir dessas vocações, explicou, deve-se fazer um planeamento assertivo para ter políticas públicas, assertivas e alinhadas com a estratégia, para cada uma das áreas de desenvolvimento para ter resultados.
Uma delas, referiu, é a transformação digital, que precisa ser “agilizada no domínio da digitalização das organizações empresariais, públicas e outras”, mas também de forma a “fazer do digital um negócio”.
Isto porque, elucidou, o contexto pandémico obrigou as pessoas a serem criativas e, dessa criatividade, tiveram também de saber utilizar as tecnologias de informação.
“Tudo aquilo que a informática e a programação informática nos propõem hoje está muito melhor do que há dois anos ou três. E é este caminho que devemos seguir. Pensar no negócio digital e formar os nossos jovens para também serem agentes e prestadores de serviço a nível mundial”, sugeriu, defendendo, que, antes, deve-se pensar na formação para os prestadores de serviço para que possam trabalhar a partir de Cabo Verde.
“É preciso formação específica e ter pelo menos o domínio da língua inglesa, mas isso ainda não é visto numa atitude de compromisso. Toda a gente fala, mas, depois, não há programas a executar o pensamento estratégico. O pensamento estratégico não pode ficar nas gavetas, nós temos que ser todos actores activos da transformação digital da nossa economia para aumentar o rendimento do país”, afirmou o presidente da CCB.
O Fórum Pensar São Vicente 2035 decorre até sexta-feira com a apresentação e discussão de vários projectos para São Vicente e para as ilhas próximas.
O evento, que decorre no quadro das celebrações do município de São Vicente, que se celebra a 22 de Janeiro, tem o objectivo de “encontrar consensos sobre as principais vias de desenvolvimento da região”.
Além de apresentação de projectos e ideias, fazem parte do programa do fórum uma Feira Internacional de Negócios, um encontro dos presidentes das câmaras e das assembleias com os embaixadores com residência na Praia, uma cimeira dos presidentes das câmaras e das assembleias entre outros.
CD/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie