Bissau, 16 Mai 24 (ANG) – O Instituto Nacional de Meteorologia da Guiné Bissau avisou para os riscos de inundação na presente época das chuvas e recomenda a população, sobretudo aqueles que habitam nas zonas húmidas, medidas de prevenção para evitar futuras consequências.
O aviso dado pelo presidente da instituição, Fernando Baial Sambú foi justificado com a previsão climatérica normal e deficitária na zona costeira, Centro, Sul e Ilhas entre Junho, julho, Agosto e normal à excedentária ou seja acima de média, na zona Norte e Leste.
O dirigente falava na reunião de restituição das previsões sazonais de precipitação agroclimática e hidrológicas dos países sudanos-sahelianos da zona CILSS / Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que decorreu em Abuja de 22 à 26 de Abril passado.
A Guiné- Bissau participou nesse fórum com três técnicos, dois de meteorologia e um Hidrólogo.
Baial Sambú salientou que a restituição é essencial para o desenrolar da campanha agrícola deste ano, porque vai permitir ao Governo e os agricultores se orientarem durante a época chuvosa.
Disse que que as previsões sazonais saídas do fórum são consensuais a volta do modelo de elaboração das previsões com diferentes ferramentas (CPT) e Pray cpt) e dos produtos dos modelos das previsões dos grandes centros mundiais, das observações do estado dos oceanos (pacifico ,Atlântico, Índico e Mediterrânea).
Em declarações à imprensa, o ponto focal do serviço da Meteorologia, Cherno Luís Mendes disse que a previsão meteorológica nacional aponta para uma época com precipitações normal e deficitária e normal à excedentária.
Acrescentou que, prevê-se que seja observada entre Julho à Setembro uma precipitação normal à deficitária numa parte da zona Norte e Costeira, e normal excedentária, na zona Leste, Sul, Ilhas e Norte.
Mendes alerta para consequências que podem advir desta previsão meteorológica, relativamente as inundações nas bolanhas, que, por vezes, dificultam o inicio dos trabalhos agrícolas e colocam problemas para as pessoas que habitam nas zonas húmidas da cidade.
Por isso, recomenda uma boa gestão da água, através da limpeza dos canais de drenagem de água nas bolanhas, para facilitar a pratica do cultivo.
Para os habitantes das zonas húmidas, sobretudo os de Bissau, recomenda a limpeza das valetas para facilitar o escoamento da água da chuva..
Cherno Mendes exorta o Governo no sentido de reativar a comissão interministerial para delinear estratégias de intervenção, caso houver inundações, tendo em conta a previsão meteorológica deste ano.
Reagindo as previsões anunciadas, o coordenador do Serviço Nacional de Proteção Civil, Alsau Sambú diz que vão proceder a atualização do Plano Nacional de Contingência .
Acrescentou que antes vão analisar o relatório e o período indicativo, seguida de possíveis medidas a tomar, com base nos cenários para a presente época chuvosa.
Sambú salienta que tudo aponta para uma época com inundações em quase todo o território nacional mas diz que estão preparados para o cumprimento das suas missões.