Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O vice-ministro dos Assuntos Parlamentares da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste manifestou hoje o interesse do seu país em aprofundar a cooperação bilateral com Cabo Verde a nível transversal em todos os domínios da governação.
A intenção foi expressa por Adérito Hugo da Costa, na cidade da Praia, após ser recebido pela sua homóloga cabo-verdiana, Janine Lélis, onde passaram em agenda a cooperação bilateral entre os dois países, existente há quase 50 anos e que foi retomada em 2002 após a independência timorense.
“Esta visita é para continuarmos esta relação de amizade entre os dois países. (….) Consideramos que Cabo Verde teve progressos nos diferentes setores, e, para nós, é uma consideração alta e um parceiro importante para nós”, precisou o governante timorense, sublinhando que Cabo Verde tem uma experiência longa em vários sectores.
Adérito Hugo da Costa, que se encontra em Cabo Verde, para uma visita oficial de quatro dias, sublinhou que o facto de Cabo Verde ter experiência em vários domínios essa parceria merece uma atenção especial em sectores cruciais a serem desenvolvidos no futuro.
O vice-primeiro-ministro apontou que para o seu país a prioridade é trabalhar no reforço da cooperação a nível dos assuntos parlamentares e institucionais, beber da experiência cabo-verdiana a nível do funcionamento do parlamento, o seu papel de fiscalizar o Governo, capacitação técnicas e outras actividades.
Na ocasião, disse ainda que essa relação de cooperação pode ser alargada a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Por seu turno, a ministra de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, garantiu que Cabo Verde está disponível para colaborar e aprofundar a cooperação bilateral com este país do sudeste asiático nos mais diversos domínios.
“Desde logo, no domínio do poder local e da descentralização, como também a nível da própria presença de conselhos ministros, mas também envolvendo outros sectores essenciais como o setor do turismo, da saúde, ou seja, ele está a propor uma cooperação a nível transversal em todos os domínios da governação”, sublinhou a ministra que afirmou que os dois países já têm uma cooperação a nível da educação.
Entretanto, avançou que durante a reunião tiveram a oportunidade de analisar quais seriam as áreas prioritárias para traçar uma agenda de cooperação forte de modo a enfatizar e valorizar a relação de cooperação e de amizade no quadro bilateral, mas também a nível da CPLP.
Na ocasião, a governante reconheceu que é preciso ter em conta que não é fácil se deslocar de Cabo Verde para Timor-Leste e vice-versa, e, por isso, realçou que é necessário priorizar uma área concreta para o fortalecimento dessa cooperação.
« Há um interesse alargado para várias outras áreas e vários outros sectores, mas nós entendemos que seria a parte da transformação digital, que envolve uma cooperação com o NOSI [Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação], também no domínio da descentralização, tendo em conta que eles querem conceber um quadro legal forte para as eleições que terão, seja a nível regional, seja a nível das autarquias, daqui a três anos”, acrescentou.
De acordo com a agenda, o vice-ministro dos Assuntos Parlamentares da Presidência do Conselho de Ministros de Timor-Leste deverá visitar hoje à tarde a Assembleia Nacional.