AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

« Todas as dificuldades podem ser superadas na base do diálogo », diz Presidente de Comissão Nacional de Reconciliação


  4 Décembre      49        Photos (4436), Politique (25166), Société (44866),

 

Bissau, 04 Dez 18 (ANG) – O Presidente de Comissão Nacional de Reconciliação afirmou  segunda-feira que qualquer tipo de problema ou dificuldades podem ser solucionados na base de um diálogo franco e construtivo.

Padre Domingos da Fonseca falava após um encontro que a sua comitiva teve com o Presidente da República durante o qual apresentou ao chefe de Estado  um roteiro de paz actualizado.

Domingos da Fonseca disse que, se os guineenses adoptarem o diálogo como a ferramenta de solução dos problemas, podem alcançar um consenso sempre que necessário.

« Já realizamos 10 conferências, oito nas regiões e dois na capital Bissau e estamos a finalizar o processo de auscultação com o objectivo de ter um trabalho acabado, a fim de lhe entregar ao primeiro-ministro », explicou o Presidente de Comissão Nacional de Reconciliação.

Perguntado para quando a realização da Conferência Nacional de Reconciliação, respondeu que já apresentaram o roteiro de paz actualizado ao Presidente da República e que cabe à ele marcar a data do referido evento.

Acrescentou que o mês de Dezembro já está em curso e que, com certeza, a conferência não será realizada no presente ano por motivo do factor tempo.

À semelhança da África do Sul, as autoridades guineenses acreditam que uma Conferência Nacional de Reconciliação pode combater as divergências sociais que gravitam no país alimentando várias situações de crises políticas que o país tem registado nos últimos 20 anos.

ANG/AALS/ÂC//SG

Dans la même catégorie