AGP Guinée : Des étudiants de la 14ème promotion de l’Université de Sonfonia contestent les mentions portées sur leur diplôme AGP Guinée/CNT : Trois importants projets de loi adoptés par les conseilleurs nationaux AGP Guinée : Des investisseurs britanniques reçus par le ministre de l’Economie et des finances ANG 25 de Abril/Iniciativa da “Década do Retorno” exige Presidente de Portugal uma resposta sobre reparações de Guerra para colonização AGP Gabon : Le président Oligui Nguema inaugure l’École du Prytanée militaire de Lalala MAP Le PAP lance à Nairobi des consultations publiques sur l’égalité des sexes AGP Gabon/Justice : Remise officielle du décret portant reclassement à titre exceptionnel de 274 Greffiers AGP Gabon : Le président Oligui Nguéma au chevet de la veuve et des orphelins Richard Moulomba MAP Inondations en Tanzanie: le nombre de morts grimpe à 155 MAP Nigeria: Une centaine de détenus s’évadent de prison suite à de fortes pluies

Trabalhadores de Cabo Verde Airlines ainda não receberam salário de Junho – UNTC-CS


  28 Juillet      38        Emploi (351),

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – Os funcionários da Cabo Verde Airlines (CVA) ainda não receberam o salário de Junho, denunciou esta segunda-feira a secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida.
A sindicalista, que falava à Inforpress a propósito do debate sobre o Estado da Nação que tem lugar esta semana no parlamento, adiantou que há um clima de medo e desespero no seio dos trabalhadores que estão na ilha do Sal com arrendamentos elevados e sem rendimentos para sustentar a familiar e honrar os seus compromissos.
“Muito estão a arrumar as suas coisas a colocar no barco para virem para Santiago porque não tem nada no Sal e não se vislumbra uma data para a normalização da situação. A única coisa que têm é uma mensagem do dono da empresa, da Icelandair, a pedir calma porque o Governo e o INPS estão tratar dos seus salários”, disse.
Para Joaquina Almeida essa mensagem só mostra o descaso da administração da empresa, recentemente privatizada, já que na sua perspectiva, nessa situação, é o dono que tem a responsabilidade de pagar salário e não o Governo que é o segundo maior accionista.
“Quem tem 51% das acções da empresa é que tem de assumir as responsabilidades. Não pode ficar lá na Islândia e mandar mensagens aos trabalhadores que estão a sofrer e não podem fazer greve e não podem fazer nada, porque estão todos com medo. O medo paira no mundo laboral e particularmente na ex-TACV. Hoje mais do que nunca os trabalhadores estão aflitos”, adiantou.
Por outro lado Joaquina Almeida avançou que na qualidade de parceiro social a UNTC-CS já solicitou ao Governo cópia do documento sobre a revisão dos objectivos da CVA que foi anexado ao orçamento rectificativo e que tomou conhecimento através da comunicação social.
“Nós enquanto representante dos trabalhadores temos que ter conhecimento dos termos dessa revisão porque o orçamento rectificativo que foi apresentado aos parceiros no dia 26 de Junho não trazia absolutamente nada sobre o sector aéreo e o sector aeroportuário. Agora tomamos conhecimento que o Governo já anexou o documento sobre esse modelo de negócio. Então nós queremos saber o que consta no documento”, explicou.
Em Março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da então empresa pública TACV por 1,3 milhões de euros à Loftleidir Cabo Verde, uma empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).
Outra parcela, de 10%, foi vendida no segundo semestre de 2019 a trabalhadores e emigrantes cabo-verdianos.
Na sequência da Pandemia o Governo anunciou a revisão do plano e negócios, para reposicionar a empresa para o cenário pós-pandemia.

Dans la même catégorie