Bissau,23 Abr 24(ANG) – O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Marítimo Portuário(IMP), Gualdino Afonso Té disse que uma delegação da Direcção Geral dos Faróis de Portugal estará no país na segunda semana de Maio para iniciar a instalação do sistema de monitorização de embarcações no âmbito do Projecto “Costa Segura”.
O anúncio de Afonso Té foi feito na página oficial do IMP no Facebook.
Uma delegação do IMP da Guiné-Bissau está de visita a Portugal e realizou segunda-feira uma visita ao Instituto Hidrográfico de Portugal (IHP), inteirando-se do funcionamento dos seus diferentes departamentos, nomeadamente, cartografia, Direção-Geral dos faróis, serviços de Hidrografia e laboratórios.
O Instituto Hidrográfico de Portugal (IHP) e o Instituto Marítimo e Portuário da Guiné-Bissau (IMP), assinaram, em Julho de 2015, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de atividades de interesse comum nas áreas relativas às ciências e tecnologias do Mar, nos espaços sob a soberania da Guiné-Bissau.
Gualdino Té disse que, ainda no âmbito do Projecto « Costa Segura” técnicos do IMP participarão ,este ano,no curso de Categoria A, sobre a hidrografia e cartografia náutica no IHP, em Lisboa.
A delegação guineense do IMP foi recebida pelo Director-Geral do IHP, o Contra-Almirante João Paulo Ramalho Morreiros e o Capitão
-de-Mar-e-Guerta, João Vicente