Bissau, 29 Ago 24 (ANG) – O representante do Diretor Geral da Administração dos Portos da Guiné-Bissau(APGB), disse que, o Porto de Bissau tem todas as condições para estabelecer ligação marítima com a República da Guiné-Conacri e prestar um serviço desejável para navios de passageiros.
João Fernando Có falava quarta-feira, à margem da visita das autoridades portuárias de delegação do Ministério dos Transportes e da Sociedade Naval da República da Guiné-Conacri que pretendem operar no país na área marítima.
Có disse que, as infraestruturas que o Porto de Bissau tem neste momento, ou seja, do antigo Cais, é equipado para todos tipos de navios comerciais, nomeadamente de combustível, de passageiros e que este projeto é concretamente para navios de passageiros..
« Há uma zona no Porto que é adequada em termos de características e da própria segurança para receção de passageiros e cargas, e entendemos que é uma mais valia, porque é um Porto de multi-usos”, salientou.
Aquele responsável disse que, um Porto para ter uma operacionalidade de uma forma desejável e que possa servir a economia, tem que dispor de diferentes modalidades ou seja infraestruturas para totalidade de navios de transportes.
“E nesse sentido, não temos nenhuma objeção, porque entendemos que é uma mais valia, porque quando o fluxo comércial do país está a evoluir, são as populações que sentem o seu impacto », disse.
João Fernando Có realçou que o referido projeto é uma dinâmica para sustentar setor de comércio da Guiné-Bissau.
Por seu túrno, Traore Koulako da Sociedade Naval de Conacri disse estar satisfeito com o projeto e que o navio que pretendem colocar para assegurar as ligações entre os dois países, vai poder trabalhar no Porto de Bissau sem problemas, porque o essencial é a disponibilidade dos dois países em fazer funcionar o projeto.
Disse que, os técnicos dos dois países vão em breve assinar acordo para o início das operações de ligação marítima entre Bissau e Conacri.