MAP L’ambassadeur de SM le Roi au Caire présente ses lettres de créance au Président égyptien MAP Kenya: huit corps retrouvés dans une décharge à Nairobi (nouveau bilan) APS AG de la FSF : le comité exécutif va proposer la date du 21 septembre (président) ANP Les leaders Arabes d’Agadez et Tahoua reçus par le Président du CNSP APS Acteurs politiques, société civile et universitaires planchent sur l’intégrité du système électoral APS Zone des Niayes : des producteurs listent les défis et proposent des solutions APS Le président Faye aborde les urgences sociales, la fiscalité, l’emploi, ses rapports avec le Premier ministre, etc APS AVC: un neurologue alerte sur les cas d’hospitalisations de sujets de plus en plus jeunes AIP La lutte contre la déforestation devrait s’inscrire dans un cadre de coopération sud-sud (Le président CESEC) MAP Niger : 22 terroristes « neutralisés » par l’armée dans l’ouest

Transportes/ Ministro José Carlos Esteves anuncia vinda ao país do navio eborense para início de agosto


  27 Juin      4        transport (632),

 

Bissau,27 Jun 24(ANG) – O ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital disse que o navio Eborense vai estar no país ,o mais tardar até a primeira semana de Agosto e que assegurará o transporte de pessoas e cargas para às Ilhas.

O anúncio de José Carlos Esteves foi feito quarta-feira à imprensa, no final de uma audiência que concedeu ao Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio que se encontra de visita ao país.
“Tive um encontro com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, tendo em conta que estamos perante um novo Governo de Portugal e existem acordos que assinamos com o Executivo cessante do Partido Socialista e agora entrou em funções o atual do Partido Social Democrata(PSD)”,disse.

“Fizemos o ponto de situação do que tem a ver com a cedência a Guiné-Bissau do navio Eborense, sobre o qual nos informou que os trabalhos já estão avançados e penso que até ao início do mês de Agosto vai navegar até ao país, informou.

O Governo guineense e português assinaram no ano passado, em Bissau, um protocolo de cedência do navio Eborense, após sua reabilitação na totalidade, e que também o Estado guineense deverá enviar a Portugal uma equipa de técnicos e operadores para a própria embarcação, para a formação no domínio da sua reparação.

José Carlos Esteves anunciou ainda a vinda ao país em meados de Agosto de 20 autocarros concedidos ao país pela Sociedade Trans-Tejo de Portugal.

“Ainda abordamos com o governante português outros assuntos de cooperação, nomeadamente a reciprocidade de cartas de condução entre os dois países. Em relação a este assunto ainda faltam alguns pontos a serem concretizados para nos permitir assinar um acordo nesse sentido”, frisou.

O ministro dos Transportes, Comunicações e Economia Digital recebeu igualmente uma missão do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento(BOAD), com a qual analisou aspectos ligados com a modernização do Porto de Bissau.

“Vamos estudar os mecanismos para o arranque do projeto já assinado, e que inclui a aquisição de equipamentos e digitalização dos serviços portuários, obras de dragagem e retirada de navios afundados, balizagem e sinalização do canal de Geba”, salientou.

Dans la même catégorie