MAP SM le Roi félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la CAN 2024 MAP CAN de futsal (Finale) : Le Maroc bat l’Angola 5-1, décroche son 3e titre d’affilée MAP CAN de futsal (Match de classement) : La Libye bat l’Egypte aux tirs au but (3-1), se qualifie pour le Mondial MAP Centrafrique : le bilan du naufrage d’une baleinière à Bangui grimpe à 62 morts MAP Marathon de Londres: victoire des Kényans Alexander Mutiso (hommes) et Peres Jepchirchir (dames) AIP Près de 600 contrats signés au cours du MASA 2024, selon la ministre Françoise Remark AIP MASA 2024: Un accord de partenariat signé pour le financement des ICC AIP MASA 2024: Le premier » Prix féminin Henriette Dagri Diabaté » décerné à l’artiste Lérie Sankofa AIP L’artiste Lafalaise Dion plaide pour le financement de l’industrie artistique AIB Le Burkina offre un Etalon de Yennega au peuple «frère» du Niger

Turismo/”Governo deve tirar proveito do Arquipélago dos Bijagós como um dos maiores destinos turísticos do mundo”, diz Adelino da Kosta


  21 Février      23        Tourisme (369),

 

Bissau,21 Fev 24(ANG) – O Presidente dos Operadores do sector privado da região de Bolama Bijagós, Adelino da Kosta defende que o Governo deve fazer tudo no sentido de tirar proveito do Arquipélago dos Bijagós, enquanto destino turístico do mundo.

Em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG, o igualmente proprietário do empreendimento hoteleiro “Dakosta Eco Retreat”, situado na povoação de Bruce, setor de Bubaque, disse que, eles os operadores turísticos já estão a fazer o “eco”, faltando o Executivo cumprir a sua parte.
“Por isso, exorto as autoridades competentes a iniciarem a sua atuação de forma muito directa e simples, de forma a tirar proveito da identificação do Arquipélago de Bijagós como um dos maiores destinos turísticos do mundo”, disse.

A título de exemplo, Adelino da Kosta destacou como um dos estrangulamentos para os turistas que vão para as Ilhas de Bijagós, o estacionamento de um navio avariado, há muito tempo, junto ao Porto de Bissau, frisando que devia ser removido para a sucata.

Aquele responsável lamentou ainda a degradação da estrada que liga Bubaque à Bruce, numa distância de 21 quilómetros, para se chegar à uma das melhores praias da sub-região, frequentado pelos turistas para ver a natureza e o pôr-de-sol, entre outras atrações.

“Para se chegar à esta localidade, os turistas levam cerca de uma hora, devido as más condições da estrada, depois de um percurso de quatro horas de tempo de barco entre Bissau e Bubaque”, disse.

Da Kosta criticou ainda as tarifas praticadas para aluguer de vedetas aos turistas,considerando-as de exageradas. As vedetas para as ilhas são alugadas por 350.000,00fcfa.

“São coisas simples que devem ser melhoradas de forma a incentivar a vinda de turistas para o país”, frisou.

Como solução, aquele responsável disse que o Governo deve criar mecanismos para que os operadores turísticos disponham de vedetas privadas e facilitar na aquisição de combustíveis num preço acessível.

“Queremos ver reabilitada a estrada que liga Bubaque à Bruce, mesmo que seja apenas pavimentada em terra batida com areia vermelha, porque isso representa o sangue dos nossos antepassado.Isso pode atrair os turistas, e evitar que se percorra uma distância de 21 quilómetros numa hora”, afirmou.

Adelino da Kosta criticou ainda a falta de infraestruturas de comunicação, nomeadamente redes telefónicas e internet na referida localidade, muito frequentada pelos turistas.

“Estou a falar de um dos elementos fundamentais de segurança, não só dos turistas, como dos cidadãos nacionais que preferem passar fins de semanas nas ilhas e que ficam incomunicável com o resto do país”, referiu. ANG/ÂC//SG

Desporto-futebol/Guiné-Bissau desce 15 posição do Ranking da FIFA por alegada má prestação na última edição do CAN-2023

Bissau, 21 Fev 24 (ANG) – A Guiné-Bissau (Djurtus), desceu 15 posições no Ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), alegadamente por má prestação na última edição do Campeonato Africano das Nações (CAN-2023), que teve lugar na Costa do Marfim, o vencedor da prova.

De acordo com a atualização feita pela maior entidade que gera o desporto mundial, a Guiné-Bissau que ocupava a 103ª posição desceu para 118, com 1164.1 pontos.

No que toca com a última atualização do Ranking da FIFA 2023, a Guiné-Bissau perdeu 33,82 pontos.

A Guiné-Bissau participou, pela quarta vez consecutiva, nas provas do Campeonato Africano das Nações (CAN), realizada na Costa de Marfim com o técnico Mister Candé, e em nenhuma delas conseguiu vencer um jogo ou apurar para a fase seguinte.

O mister Candé tem contrato até Março próximo, e ja se sabe que não será renovado.

Dans la même catégorie