Bissau, 20 Mar 24 (ANG)- O ministro de Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática realçou a importância da promoção de igualdade de género e empoderamento das mulheres no contexto da Mutualidade Social da União Económica e Monetária da África de Oeste (UEMOA).
Foto Arquivo
Viriato Luís Soares Cassamá falava , terça-feira, em Bissau, na abertura décima terceira Sessão Ordinária de Comité Consultivo de Mutualidade Social da UEMOA, que tem como foco principal a valorização dos documentos que visam aprimorar o funcionamento da organização.
O governante guineense sustentou que as mulheres desempenham um papel fundamental na coesão e, sustentabilidade das famílias e das comunidades, e que, por isso, é fundamental garantir cesso igualitário aos benefícios da proteção social e da solidariedade.
“Insto os participantes desta XIII Sessão Ordinária do Comité Consultivo de Mutualidade Social da UEMOA para dedicarem uma especial atenção às necessidades das mulheres e meninas na subregião”, disse Soares Cassamá.
O ministro defendeu a necessidade de desenvolver políticas e programas que promovam a inclusão e a participação plena da mulheres na mutualidade social, para se garantir que as suas vozes sejam ouvidas e as suas contribuições valorizadas.
“Para o maior sucesso desta sessão, é necessário focalizar nos objetivos específicos que nortearão as discussões e deliberações com a finalidade de atingir os resultados preconizados, que serão essenciais para fortalecer a capacidade do da Comité Consultivo Mutualidade Social da UEMOA”, referiu aquele governante.
Para Viriato Cassamá o encontro representa uma oportunidade única para se reunir esforços, trocar experiências e encontrar soluções inovadoras para os desafios em matéria da proteção social e solidariedade da UEMOA.
“Aproveitamos esta oportunidade para rever e fortalecer as políticas e estratégias de mutualidade social em toda região da UEMOA, refletir sobre os progressos alcançados até o preciso momento, identificar lacunas de desafios persistentes e explorar formas de colaboração mais eficazes entre os países membros”,referiu.
O encontro que decorre entre os dias 19 à 22 do corrente mês, congrega os técnicos do Comité Consultivo Mutualidade Social da UEMOA