ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Ulisses Correia e Silva participa na Cimeira da Democracia promovida pelo Presidente dos EUA


  25 Octobre      38        Politique (25161),

 

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai participar na Cimeira da Democracia, iniciativa do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a ter lugar nos dias 09 e 10 de Dezembro próximo.

O anúncio foi feito, pelo chefe do Governo, numa publicação na sua página no Facebook.

“Falei ontem [quinta-feira] à noite, via telefone, com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, que reconheceu a qualidade da democracia cabo-verdiana como uma referência em África e no Mundo”, referiu.

Ulisses Correia e Silva reafirmou que a estabilidade, a democracia e a confiança são os principais activos de Cabo Verde, e pela qual faz questão de proteger, cuidar e aprimorar.

Durante a conversa por telefone, o primeiro-ministro confirmou a sua participação na Cimeira da Democracia, prevista para os dias 09 e 10 de Dezembro, de forma virtual.

“Conversámos ainda sobre a extradição de Alex Saab, em que sublinhei a nossa confiança na justiça cabo-verdiana, que decidiu um processo complexo sujeito a muitas pressões”, mencionou.

Por outro lado, revelou que Antony Blinken “garantiu o respeito pelo cumprimento das condições que garantem uma justiça justa e que tenha em conta os princípios constitucionais de Cabo Verde em matéria de extradição”.

Na ocasião, o primeiro-ministro reafirmou o interesse do país em afirmar uma cooperação sólida com os Estados Unidos em matéria segurança e defesa cooperativa e modernização da justiça.

O chefe do Governo revelou ainda que Cabo Verde vai receber em breve vacinas da Pfizer para imunizar a população dos 12 aos 17 anos, e agradeceu ao governo norte-americano pela doação de vacinas e o contributo dado na campanha de vacinação contra a covid-19.

A cimeira, que vai acontecer de forma virtual, deverá reunir chefes de Estado e de Governo e representantes da sociedade civil e irá debruçar-se sobre a luta contra o autoritarismo, o combate contra a corrupção e a promoção dos direitos humanos.

Dans la même catégorie