MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan

Vice-PM discute com novo administrador do BAD a necessidade de um escritório em Cabo Verde


  21 Septembre      69        COOpération (783), Finance (1497),

 

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – O Vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, esteve reunido terça-feira, na Praia, com o novo administrador do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para Cabo Verde, DésiréGuedon, para uma discussão sobre o futuro das relações entre Cabo Verde e o BAD.
De entre os assuntos abordados, Olavo Correia destacou a necessidade de se abrir um escritório do BAD em Cabo Verde, aliás, um assunto que também o Governo discutiu com o presidente do Banco, AkinwumiAdesina, na sua recente visita ao arquipélago.
“Quero realçar, desde logo, a necessidade de termos em Cabo Verde um escritório BAD que possa representar o banco e facilitar toda a tramitação dos projectos, discutir mais de perto com as instâncias e instituições cabo-verdianas”, disse.
O também ministro das Finanças considera que este acto será importante não só para a visibilidade do banco, mas também na aceleração de toda a tramitação a nível dos projectos em Cabo Verde que são financiados através dos recursos do banco africano.
“O BAD é a principal instituição financeira em Cabo Verde em termos de projectos, é o nosso banco. Tem escritório em todos os países africanos, tem de ter escritório em Cabo Verde. Cabo Verde é um país importante de África. Se tem em outros países tem de ter em Cabo verde”, disse, indicando que o Governo está disponível para colocar os recursos necessários para a concretização desse acto o tão cedo quanto possível.
O momento foi igualmente aproveitado para o Governo discutir com o novo administrador para Cabo Verde outros projectos, nomeadamente a criação de um banco de investimentos para jovens.
“Nós queremos que Cabo Verde seja um caso piloto, no quadro daquilo que o BAD está a fazer, por forma que tenhamos instituições, mecanismos para permitir que jovens cabo-verdianos que têm projectos, têm talentos que querem concretizar os seus sonhos possam ter os instrumentos, os mecanismos para irem avante e para e concretizar os seus sonhos”, salientou.
A economia digital e governação digital, agricultura e o agro-business, a integração regional e a questão da conectividade foram outros assuntos que dominaram este primeiro encontro entre o Vice-primeiro-ministro e o novo administrador do BAD para Cabo Verde.
Olavo Correia salientou que, para além do financiamento, Cabo Verde quer do BAD o suporte técnico e um trabalho conjunto para servir a África e Cabo Verde.
DesiréGuedon declarou-se impressionado com a evolução dos projectos e prometeu todo o seu engajamento do seu banco para ajudar na concretização dos projectos já iniciados e outros já identificados, para o financiamento, no quadro da estratégia de desenvolvimento do país.
DériséGuedon representa, para além de Cabo Verde, o Benin, Burkina Faso, Comeres, Gabão, Mali, Níger e Senegal.

Dans la même catégorie