GNA Namibia Central Bank delegation calls on Bank of Ghana Governor GNA Bank of Ghana, Cyber Security Authority to deepen collaboration GNA Padua North America Association commissions six classrooms GNA MTN Y’ello Care: CEO spends time with pupils of New Asafo Basic School GNA Let’s educate girls on Sexual Reproductive Health Rights, Gender-Based Violence GNA Morocco Commended for Progress Made in Women’s Rights GNA Nsoatreman FC receives rousing welcome in Sunyani  GNA MTN FA Cup: Abdul Latif Adaare to officiate Hearts/Bechem final clash GNA Over 30 head porters undergo training courses in adolescent development GNA GIFEC Administrator concludes inspection of projects in Ashanti Region

Praia acolhe I Festival Internacional de Cinema Infanto-Juvenil ‘Minis’


  11 Juin      16        Cinema (104),

   

Cidade da Praia, 11 Jun (Inforpress) – A Cidade da Praia recebe, de 18 a 23, o I Festival Internacional de Cinema Infanto-Juvenil, ‘Minis’, com exibição de longas e curtas de Brasil, Portugal e Moçambique dirigidos a crianças e adolescentes de 3 a 15 anos.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pela organizadora, a actriz Dulce Sequeira, tendo informado que este certame conta com o apoio do Instituto Camões e do Centro Cultural Português e coprodução do Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

A ideia de organizar o festival “Minis”, explicou, é porque no país existe uma lacuna em relação à cultura do cinema para os jovens e as crianças.

“No país não existem muitas alternativas de entretenimento que seja dedicado a essa faixa etária. É preciso criar oportunidades em relação à sétima arte que abrange todas as outras como a música, dança, teatro e artes visuais, aos quais os cabo-verdianos estão familiarizados”, disse, justificando que a criação de um festival dedicado aos mais jovens poderá criar e consolidar, novamente, o gosto e a cultura do cinema no país.

O ‘Minis’, segundo a organização, tem por objectivo criar um público interessado na sétima arte, cultivando nos mais pequenos o gosto pelas histórias, pelas imagens, e pela música mostrada no cinema, tem um comprometimento com a educação que os filmes podem transmitir aos mais jovens e visa ainda aproximar as comunidades, as famílias e amigos através deste momento de lazer e convívio cultural.

Durante o festival, que acontece no Centro Cultural Português da Praia, estão previstas oficinas, seminários e outras opções de lazer ligadas ao tema, e, segundo a organização, é esperada a participação de 1.800 pessoas, entre crianças, jovens e amantes da sétima arte.

De acordo com a programação, estão previstas “Sessões Pequenotes” com exibição de curtas e longas-metragens para os pequenos, “Sessão KOMPAS”, com curtas e longas para adolescentes, “Sessão Inclusão Social”, “Sessão Verde” com projecção de filmes sobre protecção do meio ambiente.

Dans la même catégorie