GNA U-20 Women’s World Cup: Ghana suffer another humiliation to exit tournament  GNA Rana Motors partner GFA to launch Qatar OMBC project GNA Thunderstorm or rain expected over transition and northern sector this evening GNA Ghana to mark World Folklore Day with multi-national summit GNA Renew NHIS cards with mobile renewal service – Dr Okoe Boye GNA Ghana loses more than GHc5.6 billion annually in tax revenue GNA Minister of Food and Agriculture inaugurates Twifo Oil Palm Plantation Board GNA Invest for Jobs launches Green SME Networking Festival in Kumasi GNA GIPC Boss urges private sector to explore partnerships for growth GNA ActionAid sensitises employers, employees on decent work, ILO Conventions

ACAS promove roda de conversa para consciencializar sociedade face ao mal do álcool e das drogas


  6 Novembre      9        Society (32599),

   

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) promoveu quinta-feira uma roda de conversa com a apresentação do Livro “Historia de um sobrevivente”, cujo objectivo é consciencializar a sociedade face ao mal do álcool e das drogas.

Em declarações à Inforpress o líder dessa iniciativa, Fidélio Duarte, estudante universitário e estagiário da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), explicou que a conversa teve como objectivo motivar os jovens do bairro a não entrarem no mundo das drogas, apresentando-lhes um pouco da história do José Luiz Vaz um ex-toxicodependente autor do livro “Historia de um sobrevivente”.

“Através do livro `Historia de um sobrevivente´ queremos motivar a nossa juventude a seguir novos caminhos que não a do álcool e das drogas. Essa história serve para estimular os jovens a perceberem o mal que o álcool e as drogas trazem para a nossa saúde”, explicou.

De acordo com Fidélio Duarte o último relatório das Nações Unidas mostra que, em várias partes do mundo, o consumo do álcool tem estado a aumentar e, com isso, o objectivo da Associação Comunitária Amigos de Safende é contribuir para diminuir o consumo do álcool e das drogas que tem dificultado o crescimento dos jovens para a fase adulta.

“Esta conversa tem como público-alvo os jovens, mas também os idosos e adultos porque as drogas não afectam somente os usuários, mas sim todas as pessoas ou familiares que estão a volta”, salientou.

Por sua vez, José Luiz Vaz, autor do livro “Historia de um sobrevivente”, tinha dito que este livro é uma forma de agradecer a todas as pessoas que o ajudaram na sua fase difícil, mas também é uma forma de dar o seu contributo às pessoas que estão a precisar de uma “luz e esperança” de que é possível vencer.

Este livro, segundo a mesma fonte, tem uma particularidade porque não fala muito sobre o comportamento de um toxicodependente, mas traz questões de nível interno, como padrões de pensamento, lutas internas de um toxicodependente e a percepção que um toxicodependente tem do mundo e da sua própria vida.

O mesmo acredita que quando as pessoas lerem este livro vão passar a conhecer o universo interior do toxicodependente e que em vez de o tratar como um “marginal”, devem tratá-lo como uma pessoa doente que precisa de ajuda e de uma mão para sair dessa vida.

A Associação Comunitária amigos de Safende (ACAS) é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária.

Dans la même catégorie