MAP Le Rwanda adopte des mesures strictes pour contrer une troisième vague de Covid-19 MAP Le Niger et le Nigeria confrontés à une « crise nutritionnelle majeure » chez les enfants (MSF) MAP Rabat abrite l’exposition « Delacroix, souvenirs d’un voyage au Maroc », une première en Afrique et dans le monde arabe MAP Elections en Ethiopie : fermeture des bureaux de vote (Conseil national électoral) MAP La CAF veut rendre le football africain plus compétitif (Président) GNA Kenyan MP commends Ghana’s COVID testing speed GNA 94 per cent of children fear unemployment in future GNA Women’s FA Cup: Thunder Queens fall, Ampem Darkoa Ladies cruise to the final stage GNA VGMA Music Summit: National agenda to market Ghana’s music vital for the industry growth GNA Ash Cell donates PPE to three hospitals in Kumasi

Associação de Músicos de Santiago quer levar “Primeira Aula de Música” a todas as escolas de Cabo Verde


  13 Mai      13        Music (142),

   

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – A Associação de Músicos de Santiago pretende implementar a Primeira Aula de Música (PAM) e levar o projecto de educação musical a todas as escolas de Cabo Verde, revelou hoje o presidente da organização.
Elda Gonçalves deu esta informação, no âmbito da sua participação no webinar “Encontro de músicos e músicas” em prol do incremento e valorização do ensino da música, que acontece no final da tarde desta quarta-feira, através da plataforma zoom.
Em declarações à Inforpress, explicou que o projecto, que já existe desde 2008, visa uma intervenção lúdica e pedagógica ao nível do ensino da música, estabelecendo deste modo uma relação directa com a formação de públicos, contando valências formativas e performativas.
O projecto, segundo o presidente da Associação de Músicos de Santiago, foi desenvolvido com o maestro português José Rodrigues e, na sequência, serão realizados ainda formações para bandas municipais de Cabo Verde e um encontro internacional de jovens instrumentistas.
“Já estivemos com o Ministério da Cultura, esperamos a sua participação também no encontro desta quarta-feira para a socialização do projecto”, avançou o responsável, indicando que para levar o projecto a todas as ilhas será necessária uma intervenção do ministério, através da Bolsa de Acesso à Cultura com formação e capacitação dos professores para formatar um projecto com base científica.
Elda Gonçalves avançou que a ideia é envolver os agentes culturais de Cabo Verde, da Espanha, do Brasil e dos EUA que são especialistas nesta matéria e músicos, e capacita-los e torna-los professores dentro da comunidade, escola e nos diversos espaços onde possam ter oportunidade de existência de prática de música.
“Cabo Verde necessita urgente de um projecto de educação musical”, considerou este responsável, que defende uma melhor atenção a questão do ensino musical.
O PAM pretende congregar ao seu redor pessoas com formação no âmbito do ensino da música e demais práticas artísticas, com uma perspectiva musical, social e cultural diferente.
Objectiva a concretização de um projecto educativo capaz de contribuir para uma iniciação musical junto das crianças e públicos com quem trabalha, de forma eficaz, mas também contribuir para a formação de públicos, produzindo projectos originais com parceiros.
O encontro acontece em Portugal via web, contando com a participação de profissionais da área de educação musical de várias partes do mundo.

Dans la même catégorie