GNA Namibia Central Bank delegation calls on Bank of Ghana Governor GNA Bank of Ghana, Cyber Security Authority to deepen collaboration GNA Padua North America Association commissions six classrooms GNA MTN Y’ello Care: CEO spends time with pupils of New Asafo Basic School GNA Let’s educate girls on Sexual Reproductive Health Rights, Gender-Based Violence GNA Morocco Commended for Progress Made in Women’s Rights GNA Nsoatreman FC receives rousing welcome in Sunyani  GNA MTN FA Cup: Abdul Latif Adaare to officiate Hearts/Bechem final clash GNA Over 30 head porters undergo training courses in adolescent development GNA GIFEC Administrator concludes inspection of projects in Ashanti Region

Organização do Festival Internacional de Cinema “Djarfogo Cine-Fest” contará com apoio do Governo – Director executivo


  17 Août      5        Cinema (104),

   

Cidade da Praia, 17 Ago (Inforpress) – O director executivo do Festival Internacional de Cinema “Djarfogo Cine-Fest” informou segunda-feira, à saída de um encontro com o primeiro-ministro, que recebeu de Ulisses Correia e Silva a garantia 100% de apoio do Governo.
“O senhor primeiro-ministro foi muito simples para connosco. Disse que nos irá apoiar 100% esse projecto, que nos irá dar todo o apoio institucional em termos de carta de conforto, mas sobretudo dar directrizes para o Ministério da Cultura e outras organizações do Governo no sentido de apoiarem este projecto para que, de facto, venha a ser como está desenhado”, afirmou.
Guenny Pires explicou ainda que a organização, que quer fazer eventos semelhantes noutras ilhas e concelhos do País, quer atingir 25 mil pessoas na ilha do Fogo, mas também atingir toda a diáspora via live streaming.
Quanto ao encontro com Ulisses Correia e Silva, este responsável explicou que a sua comitiva foi apresentar um resumo do projecto ao Chefe do Governo.
“Serão cinco dias de festival de cinema na ilha do Fogo, entre 09 e 13 de Novembro, e, sobretudo, os programas que temos com os cineasta convidados. Estamos a falar de cineastas veteranos que participaram na luta e libertação nacional, que gravaram filmes sobre a independência nacional”, continuou, acrescentando que esperam ainda contar com a presença de cineastas mais novos.
Na conversa com o primeiro-ministro, Guenny Pires avançou que abordaram também a possibilidade de trazer outros cineastas da Costa Ocidental Africana, nomeadamente numa parceria com a Guiné-bissau.
“É um orgulho para nós trazer cineastas da Guiné-bissau, mas sobretudo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também trazer cineastas que, muito embora não sejam de Cabo Verde, mas são cabo-verdianos descendentes”, disse.
O Djarfogo Cine-Fest visa desenvolver o sector de cinema, promover actividade cinematográfica, promover na ilha um espaço de conhecimento, debate e diálogo sobre o cinema, contribuir para formação dos jovens e público de uma forma geral em matéria do cinema, além de despertar as pessoas pela sétima arte.

Dans la même catégorie