- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Vice-primeiro-ministro reitera que fundo soberano não vai aumentar a dívida pública cabo-verdiana

Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, reafirmou hoje que o fundo soberano de 90 milhões de euros a ser criado pelo Governo para apoiar os investimentos privados em Cabo Verde não vai aumentar a dívida pública.
Essa afirmação feita durante a cerimónia de apresentação pública da primeira edição do Fórum de Investimento em Cabo Verde, contraria as declarações do Governador do Banco de Cabo Verde (BCV), João Serra, segundo as quais num primeiro momento, o fundo soberano irá impactar sim o aumento da dívida pública, dado que o Estado irá emitir os Títulos do Tesouro de Renda Perpétua, que deverão ser registados enquanto dívida pública.
Olavo Correia diz que não e adianta que está à vontade para discutir com quem quiser e explicar que não haverá impacto sobre a dívida pública.
“Nós já explicamos em como não vai haver impacto sobre a dívida pública. Quem quiser discutir isso connosco pode discutir tranquilamente”, disse o governante, acrescentado que qualquer garantia a ser concedida vai ser feita com base em critérios de avaliação de riscos com uma notação que tem de ser garantida.
MJB/ZS