- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Praia acolhe I Festival Internacional de Cinema Infanto-Juvenil ‘Minis’

Cidade da Praia, 11 Jun (Inforpress) – A Cidade da Praia recebe, de 18 a 23, o I Festival Internacional de Cinema Infanto-Juvenil, ‘Minis’, com exibição de longas e curtas de Brasil, Portugal e Moçambique dirigidos a crianças e adolescentes de 3 a 15 anos.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pela organizadora, a actriz Dulce Sequeira, tendo informado que este certame conta com o apoio do Instituto Camões e do Centro Cultural Português e coprodução do Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

A ideia de organizar o festival “Minis”, explicou, é porque no país existe uma lacuna em relação à cultura do cinema para os jovens e as crianças.

“No país não existem muitas alternativas de entretenimento que seja dedicado a essa faixa etária. É preciso criar oportunidades em relação à sétima arte que abrange todas as outras como a música, dança, teatro e artes visuais, aos quais os cabo-verdianos estão familiarizados”, disse, justificando que a criação de um festival dedicado aos mais jovens poderá criar e consolidar, novamente, o gosto e a cultura do cinema no país.

O ‘Minis’, segundo a organização, tem por objectivo criar um público interessado na sétima arte, cultivando nos mais pequenos o gosto pelas histórias, pelas imagens, e pela música mostrada no cinema, tem um comprometimento com a educação que os filmes podem transmitir aos mais jovens e visa ainda aproximar as comunidades, as famílias e amigos através deste momento de lazer e convívio cultural.

Durante o festival, que acontece no Centro Cultural Português da Praia, estão previstas oficinas, seminários e outras opções de lazer ligadas ao tema, e, segundo a organização, é esperada a participação de 1.800 pessoas, entre crianças, jovens e amantes da sétima arte.

De acordo com a programação, estão previstas “Sessões Pequenotes” com exibição de curtas e longas-metragens para os pequenos, “Sessão KOMPAS”, com curtas e longas para adolescentes, “Sessão Inclusão Social”, “Sessão Verde” com projecção de filmes sobre protecção do meio ambiente.