- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Cabo Verde terá ainda este ano a lei do cinema – ministro da Cultura

Porto Novo, 23 Jul (Inforpress (Inforpress) – O ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abraão Vicente, anunciou esta segunda-feira no Porto Novo, que Cabo Verde terá, ainda no decurso deste ano, a lei do cinema, que inclui “um conjunto de incentivos financeiros” a este sector.
“Cabo Verde vai aprovar, ainda este ano, a lei do cinema, que ainda não existe. Uma lei que inclui um conjunto de incentivos financeiros. Temos de perceber que ainda estamos no início daquilo que pode ser o projecto cinematográfico”, em Cabo Verde, explicou Abraão Vicente, no arranque de uma visita de dois dias a Santo Antão.
Em ternos de incentivos, segundo o ministro, a Associação Cabo-verdiana de Cinema (ACC) já recebe, como actual Governo, entre 12 a 15 mil contos por ano. O ministro da Cultura e Industrias Criativas anunciou ainda que, em Setembro, Cabo Verde, através da ACC, participará, pela premira vez, no festival de cinema, em Toronto, Canadá.
Essa participação, financiada pelo seu ministério, será uma oportunidade para os actores nacionais terem contactos com os grandes produtores e empresas cinematográficas mundiais, segundo Abraão Vicente. Ainda neste domínio, O Ministério da Cultura e Industrias Criativas (MCIC) acaba de firmar um acordo com um conhecido actor nigeriano que irá, ainda em 2019, fazer uma produção em Cabo Verde.
JM/CP