- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Governo esclarece sobre projecto Bairro dos Ministérios

Luanda, 01 de Agosto (ANGOP) – O Governo angolano esclareceu, nesta quarta-feira (31de Julho), que o Projecto do Centro Político Administrativo, no futuro Bairro dos Ministérios, será executado com recursos financeiros de investidores privados.

A explicação foi prestada pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, em reacção às críticas da sociedade em relação ao Projecto de construção do Bairro dos Ministérios, apresentado dia 23 de Julho.

Defende que este Projecto não entra nos Projectos de Investimentos Públicos (PIP) do Orçamento Geral do Estado durante a fase de construção, porque será realizado com financiamento ao investidor privado e não ao Estado.

Tavares de Almeida esclarece que caberá ao Estado disponibilizar o terreno infraestruturado ao investidor, tarefa a ser executada, em cumprimento do Despacho Presidencial nº.19/19 de 8 de Fevereiro.

Explicou que o valor de USD 344.007.625, a ser pago em 7 anos, inclui o realojamento das populações e a infraestruturação do terreno com redes de esgotos, drenagem, água, electricidade e telecomunicações.

O valor inclui igualmente arruamentos, parques de estacionamento e zonas verdes, bem como as estações de transformação de energia, de tratamento de água e de esgotos.