- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

IEFP assina protocolo com AECA para possibilitar jovens cabo-verdianos realizarem estágios em Itália

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinou terça-feira, em Itália, um protocolo de cooperação com a Associazione Emiliano Romagnola Centri Autonomi Formazione Profissionale (AECA), que irá permitir jovens cabo-verdianos realizarem estágios naquele país.
Conforme uma nota de imprensa, o acordo rubricado entre o presidente do IEFP, Paulo Santos, e o director-geral da AECA, Andrea Biondi, pretende criar um modelo de formação em especialidades, que tenha como complementaridade a realização de estágios curriculares em Itália aos jovens cabo-verdianos.
Por outro lado, visa também a realização de acções de intercâmbio no domínio da partilha de boas práticas, da organização e funcionamento dos serviços centrais e descentralizados de emprego e formação profissional, bem como orientação e formação profissional, incluindo as componentes do empreendedorismo.
Além disso, o protocolo tem por objecto o estabelecimento de uma relação de parceria entre o IEFP e a AECA relativa às políticas activas de emprego e de formação profissional, visando aumentar e melhorar a intermediação laboral, a orientação e qualificação profissional dos jovens na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Paulo Santos esteve em Itália a participar da Academia sobre o Emprego Jovem, que decorreu de 28 de Outubro a 01 de Novembro na cidade de Turim, no centro da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A AECA que tem a sua sede em Bologna, Itália, foi criada em 1973, reúne 33 centros de formação profissional, contando com um número de 300 colaboradores.
HR/CP