- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Covid-19: Federação Cabo-verdiana de karaté adopta formações on-line durante a pandemia

Cidade da Praia, 13 Jul. (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Karaté (FCK) revelou que, no cumprimento das orientações do Governo relativamente a suspensão de actividades desportivas, vai apostar em formações on-line para a capacitação dos técnicos e dirigentes da modalidade durante a pandemia.
O presidente da FCK, João Carvalho Correia, disse sexta-feira à Inforpress que esta estratégia foi adoptada com o propósito de acautelar toda a comunidade karateca, já que se trata de uma modalidade cuja actividade requer “uma aglomeração muito próxima entre os seus praticantes”, formato “incompatível com as recomendações dos serviços de saúde”.
À Inforpress, João Carvalho Correia disse que a Federação tem feito algumas formações paralelas on-line, a nível de arbitragem, técnica e administrativa, de forma muito pedagógica, no quadro das recomendações e orientações da Federação Mundial (WKF) e da Federação Africana de Karaté (FAK).
Carvalho informou que a partir das suas residências, os atletas têm estado a seguir as orientações nas plataformas de comunicação criadas para o efeito.
Particularmente, revelou que na ilha de São Vicente tem decorrido uma actividade formativa a nível de treinadores, ministrada pelo técnico Rui Spencer e que tem decorrido “muito bem” e que acções idênticas vão ser realizadas nas outras ilhas, desde que haja meios para a sua materialização.
“Isto para podermos munir os técnicos de capacidades formativas nesta época de pandemia. Toda a cautela é pouca (…) e houve a necessidade de capacitar os técnicos, com formações específicas, de modo desencravar actividades na presente conjuntura”, explicitou o dirigente do karaté cabo-verdiano.
Em relação à competição, ressalvou que a FCK, “por imperativo da situação”, teve de cancelar todas as actividades, à semelhança das restantes federações, “precisamente por falta de condições” e que a época vai ser atípica, “sem vencedores ou campeões”, por culpa da própria natureza da pandemia do novo coronavírus da covid-19.
Contando com a compreensão dos seus atletas perante esta contrariedade, João Carvalho reforçou a sua mensagem junto da comunidade educativa do karaté, no sentido de todos redobrarem os cuidados consoante as orientações governamentais e das autoridades sanitárias no combate à pandemia.
“Assim que a situação for esclarecida, retomaremos as nossas actividades pelo que toda a classe está convidada a continuar a dar o seu contributo para o desenvolvimento da modalidade”, rematou.