- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Santa Cruz: Nativos de Matinho querem colocar a localidade no mapa do turismo rural para promover desenvolvimento

Pedra Badejo, 24 Ago (Inforpress) – A Associação dos Imigrantes de Matinho (AIMA), no município de Santa Cruz, interior de Santiago, quer colocar a localidade no mapa do turismo rural e cultural, aproveitando as potencialidades da zona para promover o desenvolvimento.

A intenção foi manifestada aos jornalistas, em Pedra Badejo, pelo vice-presidente da AIMA, Sabino Baessa, momentos depois da tomada de posse dos dirigentes da organização e apresentação das áreas de intervenção, que “marcam o início do combate à exclusão social” na comunidade, acto que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva.

Conforme explicou, esta estratégia visa garantir o empoderamento das famílias e, por outro lado, criar as condições para que outras pessoas possam visitar a localidade.

A AIMA é composta por 18 elementos na direcção e já tem 55 membros, prevendo ainda mais adesão de pessoas, tendo em conta que ainda está na fase inicial. No mês de Junho, a associação, que é composta por pessoas residentes no País e na diáspora, distribuiu 137 cestas básicas na zona de Matinho, de forma a ajudar as famílias a suportar os impactos da pandemia da covid-19, que agravou a situação “difícil” provocada por três anos consecutivos de seca numa zona que vive essencialmente da agricultura.