- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

ACAS promove roda de conversa para consciencializar sociedade face ao mal do álcool e das drogas

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) promoveu quinta-feira uma roda de conversa com a apresentação do Livro “Historia de um sobrevivente”, cujo objectivo é consciencializar a sociedade face ao mal do álcool e das drogas.

Em declarações à Inforpress o líder dessa iniciativa, Fidélio Duarte, estudante universitário e estagiário da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), explicou que a conversa teve como objectivo motivar os jovens do bairro a não entrarem no mundo das drogas, apresentando-lhes um pouco da história do José Luiz Vaz um ex-toxicodependente autor do livro “Historia de um sobrevivente”.

“Através do livro `Historia de um sobrevivente´ queremos motivar a nossa juventude a seguir novos caminhos que não a do álcool e das drogas. Essa história serve para estimular os jovens a perceberem o mal que o álcool e as drogas trazem para a nossa saúde”, explicou.

De acordo com Fidélio Duarte o último relatório das Nações Unidas mostra que, em várias partes do mundo, o consumo do álcool tem estado a aumentar e, com isso, o objectivo da Associação Comunitária Amigos de Safende é contribuir para diminuir o consumo do álcool e das drogas que tem dificultado o crescimento dos jovens para a fase adulta.

“Esta conversa tem como público-alvo os jovens, mas também os idosos e adultos porque as drogas não afectam somente os usuários, mas sim todas as pessoas ou familiares que estão a volta”, salientou.

Por sua vez, José Luiz Vaz, autor do livro “Historia de um sobrevivente”, tinha dito que este livro é uma forma de agradecer a todas as pessoas que o ajudaram na sua fase difícil, mas também é uma forma de dar o seu contributo às pessoas que estão a precisar de uma “luz e esperança” de que é possível vencer.

Este livro, segundo a mesma fonte, tem uma particularidade porque não fala muito sobre o comportamento de um toxicodependente, mas traz questões de nível interno, como padrões de pensamento, lutas internas de um toxicodependente e a percepção que um toxicodependente tem do mundo e da sua própria vida.

O mesmo acredita que quando as pessoas lerem este livro vão passar a conhecer o universo interior do toxicodependente e que em vez de o tratar como um “marginal”, devem tratá-lo como uma pessoa doente que precisa de ajuda e de uma mão para sair dessa vida.

A Associação Comunitária amigos de Safende (ACAS) é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária.