- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Tarrafal: Centro de Emprego e Formação Profissional prevê formar aproximadamente 135 jovens até final do ano

Tarrafal, 09 Nov (Inforpresss) – O Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) do Tarrafal de Santiago, ainda por inaugurar, já está a ministrar acções de formação e prevê formar até o final deste ano, aproximadamente, 135 jovens de ambos os sexos.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo director do CEFP do Tarrafal, Marlino Ferreira, lembrando que as actividades no referido espaço principiaram em Fevereiro e que as acções de formação só arrancaram no início de Março.
“(…) No início de Março arrancamos com duas acções de formação, uma de formação de formadores e outra em técnicas em artes e costura. Mas, com a declaração do estado de emergência [em 29 de Março] paramos e retomamos em Junho”, recordou o responsável.
Entretanto, com a retoma das actividades em Junho, lembrou que arrancaram com mais duas acções de formação – metodologia GERME com capacitações em GIN e PIN – que terminaram no início de Julho, e de seguida arrancaram com mais quatro cursos nomeadamente cabeleireira, estética e beleza, cozinha e formação de cuidadores de dependentes que ainda estão a decorrer.
Durante a entrevista à Infopress, Marlino Ferreira avançou que o centro vai arrancar hoje com mais uma acção de formação em serviços administrativos e atendimento aos clientes e utentes. Prevê-se ainda para próxima semana o arranque de mais um curso em técnicas de encarregado de obras.
“Para este ano são essas acções de formação que temos e prevemos formar aproximadamente 135 jovens até o final do ano”, vaticinou.
No entanto, fez saber que os jovens não procuram o CEFP do Tarrafal apenas para formações, mas também para outros serviços, sobretudo o de emprego.
E tendo em conta que, segundo ele, a maioria dos jovens que procuraram este serviço não tem experiência, informou que através do programa de estágio profissional e empresarial têm conseguido inserir estes jovens no mercado de trabalho.
Aliás, assegurou que, de acordo com os dados estatísticos, mais de 75 por cento (%) desses jovens que após o estágio entram no mercado de trabalho se deve ao referido programa.
“Portanto, são estas as dinâmicas que estão a ser feitas aqui no centro e para o ano de 2021 temos mais acções de formação. Entendemos que colocando o máximo número de pessoas para a formação, vamos com certeza inserir maioria delas no mercado de trabalho”, concretizou Marlino Ferreira.
A inauguração do CEFP do Tarrafal estava inicialmente prevista para Março de 2020, mas por causa da pandemia foi adiada para inicio de Dezembro deste ano.
O espaço, cujo apetrechamento vai dar formação aos jovens tarrafalenses também direccionada para o turismo, conta com financiamento da Cooperação Luxemburguesa e do Ministério do Turismo e Transportes.