- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Legislativas 2021/São Nicolau: UCID defende criação de meios para fixar os jovens na ilha

Tarrafal de São Nicolau, 14 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) às eleições legislativas de domingo defende a “necessidade e urgência” de criar meios para fixar os jovens na ilha de São Nicolau.
Em entrevista à Inforpress, Louzindo Lopes afirmou que há uma grande necessidade de criar medidas concretas para que os jovens possam ter meios de permanecer na ilha.
“A juventude é muito importante para o desenvolvimento de qualquer país, portanto toda a governação deve primar por criar meios para que os jovens possam permanecer no seu local de origem, contribuindo para o seu desenvolvimento”, avançou, considerando que a maior taxa de abstenção dos jovens, deve-se à fraca aplicação de medidas de apoio.
“A abstenção é consequência do trabalho dos partidos, essa alta taxa de abstenção é porque as pessoas estão decepcionadas, se os jovens não tiverem fonte de rendimento, ficam desmotivados”, defendeu.
Para dinamizar a juventude, a mesma fonte avançou que é preciso criar meios em sectores essenciais, isto é, sectores com fortes potencialidades na ilha, como a agricultura, pesca, pecuária etc.
“É muito importante ajudar os jovens a empreender, é uma forma de estarem motivados e desenvolver as suas actividades com melhores condições”, considerou o cabeça-de-lista da UCID pelo círculo eleitoral de São Nicolau.
No âmbito da visita da UCID à zona de Queimadas, o candidato democrata-cristão salientou que é preciso fazer com que a agricultura deixe de ser apenas para a subsistência, isto é, é necessário que as pessoas possam tirar outros rendimentos e assim garantir o seu sustento.
“No ponto de vista da UCID, a agricultura, a pesca e a pecuária, são sectores essenciais, e para que e para que haja desenvolvimento na indústria, é necessário primeiro desenvolver o sector primário”, acrescentou.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.