- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Santo Antão: Projecto de micro empreendedorismo feminino no turismo rural sensibiliza comunidades sobre ambiente

Porto Novo, 28 Abr (Inforpress) – O projecto de micro empreendedorismo feminino no turismo rural, que está a ser implementado em Santo Antão, no âmbito da cooperação italiana, desencadeou uma campanha de sensibilização das comunidades nesta ilha sobre a problemática do ambiente.
A campanha de sensibilização, explica a coordenação do projecto, está a ser realizada em parceria com a Fundação Fundamental, com sede em Santo Antão, tendo “como objectivo alertar sobre a problemática do lixo e a importância da preservação das espécies endémicas” existentes nesta ilha.
Uma nota do projecto dá conta de que Caibros, na Ribeira Grande, e Santa Isabel, no Paul, foram já as localidades abrangidas pelas actividades de sensibilização, que têm servido para “mostrar às comunidades como fazer a gestão dos lixos de forma correcta e os problemas que a má gestão desses lixos podem causar ao ambiente e às pessoas”.
O projecto, que abrange ainda as ilhas do Fogo e Santiago, é financiado pela Agência Italiana da Cooperação Allo Sviluppo e está a ser implementado em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, Ministério da Agricultura e Ambiente, Direcção-geral do Turismo e Transportes, entre outras instituições.
Este projecto, que tem foco no empoderamento das mulheres e sustentabilidade ambiental, visa apoiar a capacidade de resiliência da população mais vulnerável das ilhas abrangidas, sobretudo jovens e mulheres no meio rural.