GNA Obuasi Municipal Assembly inaugurates centre for artisans GNA Stakeholders in the agrifood sector have key role to sustaining food security  GNA Zenith Bank’s 2024 Q1 profit up 41 per cent, boosted by loan, asset and deposit growth GNA Samuel Takyi quits amateur boxing, signs professional deal with Streetwise Management  GNA Esther A. N. Cobbah elected President of Institute of Public Relations Ghana MAP Dallas: Africa 50 Commends Morocco’s Commitment to Africa’s Development GNA Early diagnoses make a difference in autism intervention GNA Government committed to promoting mercury-free gold mining extraction GNA GES Lively Minds Coordinators Conference opens in Tamale GNA UAM Ghana Alumni Network launches speaker series on transformational leadership

Stock da dívida pública atinge 255.916,5 milhões de escudos no quarto trimestre de 2020 – Governo


  28 Avril      25        Economy (15169), Politics (18691),

   

Mindelo, 28 Abr (Inforpress) – O stock da dívida do Governo Central de Cabo Verde no final do 4º trimestre de 2020 situou-se em 255.916,5 milhões de escudos cabo-verdianos (ECV), conforme informações avançadas terça-feira pelo executivo.
De acordo com o boletim da dívida pública, o montante de 255.916,5 milhões de escudos cabo-verdianos representa 151,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano referenciado.
“Registou-se um acréscimo de 27,2 pontos percentuais em relação ao stock/PIB do mesmo período do ano anterior, justificado pela queda do PIB e pelo aumento nominal da dívida, como consequências do impacto da crise económica provocada pela pandemia da covid-19”, lê-se no documento.
O seu crescimento absoluto, segundo a mesma fonte, foi de 13.654,0 milhões de ECV, equivalente a uma variação positiva de 5,6%, face ao valor do trimestre homólogo do ano anterior, que se justifica pela combinação de factores como os novos recursos mobilizados, a variação cambial e as amortizações do período em análise.
Quanto ao serviço da dívida pública do Governo central atingiu, de acordo com o mesmo documento, no 4º trimestre de 2020, o valor de 17.822,7 milhões de ECV, representando um aumento de 21,1% em relação ao valor do ano anterior no mesmo período.
“O aumento foi mais consistente no serviço da dívida interna que cresceu 39,5% em relação ao período anterior, o que corresponde em termos absolutos ao valor de 3.419,5 milhões de escudos cabo-verdianos. O aumento do serviço da dívida interna é justificado pelo perfil de amortização dos Títulos de Tesouro, que são, geralmente, de prazos mais curtos e com valor de juros mais elevados, quando comparados com os da dívida externa”, justificou o executivo.
No 4º trimestre de 2020 o valor global correspondente à nova dívida bruta do Governo Central, para financiar o Orçamento do Estado, foi de 29.453,6 milhões de escudos cabo-verdianos.
“Registou-se um aumento significativo de 16,5% face ao valor do período homologo do ano anterior. Os desembolsos da dívida externa contribuíram com 14.922,6 milhões de ECV para o total, representando um aumento de 27,0% face ao valor do período anterior”, lê-se no boletim.
As emissões de títulos da dívida interna contabilizaram o montante de 14.531,0 milhões de escudos, registando também um aumento de 7,3% em relação ao mesmo período de 2019.

Dans la même catégorie