- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Porto Novo: Sebastião Monteiro ministra formação de construção de tambores de São João

Porto Novo, 11 Mai (Inforpress) – Jovens oriundos de todos os grupos do desfile de São João, santo padroeiro do município do Porto Novo, Santo Antão, participam numa formação sobre a construção de tambores, ministrado pelo construtor deste instrumento, Sebastião Monteiro.
A formação, aberta esta segunda-feira,10, no Laboratório Experimental de Artesanato e Design, insere-se no âmbito do plano de salvaguarda das festas de São João Baptista, que se celebram no Porto Novo a 24 de Junho, classificadas, em 2017, como património cultural imaterial nacional.
A formação realiza-se, segundo uma nota da Câmara Municipal do Porto Novo, graças à parceria existente entre a edilidade porto-novense e a empresa CV Telecom.
Sebastião Monteiro, vulgo “Betchinha”, é um construtor e tocador de tambores, tendo já fabricado cerca de um milhar destes instrumentos essenciais nas festas juninas em Santo Antão.
Também foi assinado um protocolo entre a Associação dos Artesãos e a Câmara Municipal do Porto Novo, que consiste na cedência de um espaço no Laboratório Experimental de Artesanato e Design à associação para o desenvolvimento do projecto ecoarte (utilização de materiais recicláveis para a produção de arte).