- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Mosteiros: Câmara “preocupada com degradação ambiental” de Baleia pede intervenção para se evitar “prejuízos maiores”

São Filipe, 09 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, mostrou-se “preocupado” com aquilo que classificou de “degradação ambiental” da zona de Baleia, na fronteira sul com o município de Santa Catarina do Fogo.

É por esta razão que a autarquia dos Mosteiros incluiu no programa da visita do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, uma deslocação à zona da Baleia para o chefe de Estado se inteirar, no terreno, da situação, podendo assim exercer a sua influência junto do Governo, visando encontrar uma solução.

Para Fábio Vieira, a situação da Baleia demonstra que se está perante “uma degradação ambiental” com a exploração de inertes de forma tradicional e sobretudo com a exploração semi-industrial.

Segundo o mesmo, a concessão da exploração a um privado era para um período de um ano, mas já lá vão três anos e “é visível o desmatamento” de uma área florestal neste momento.

A deslocação do Presidente da República foi no sentido de ver o que será possível fazer, em articulação com o Governo, no sentido de travar o avançado estado de degradação do ambiente naquela zona.