- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Jornalista Rosana Almeida cessa funções enquanto presidente do ICIEG

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – A jornalista Rosana Almeida deixou o cargo de presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade de Género (ICIEG), uma medida tomada pelo Governo e já publicada no Boletim Oficial.
Conforme o jornal da República, o Governo deu por finda a comissão de serviço de Rosana Almeida, mas sem explicar os motivos do término das funções à frente da entidade.
No entanto, ainda não foi avançado qualquer nome para a substituição de Rosana Almeida à frente do ICIEG.
Rosana Almeida é jornalista de profissão e estava a desempenhar tendo o cargo desde 2016, quando o Movimento para a Democracia (MpD) assumiu o Governo.
Criado a 10 de Janeiro de 1994, como Instituto da Condição Feminina (ICF), a instituição passou a ser designado Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), a 10 de Julho de 2006.
Funciona como espaço de integração e articulação horizontal das medidas sectoriais do Governo relativas à problemáticas da igualdade de género e do reforço da capacidade das mulheres, coordenando as políticas públicas e contribuindo para a definição de estratégias governamentais.