- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Governo reconhece que é necessário continuar a investir e proteger os trabalhadores de saúde 

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O secretário de Estado-adjunto do ministro da Saúde reconheceu hoje a “inabalável dedicação” de todos os trabalhadores de saúde na luta contra a covid-19 e realçou a necessidade de continuar a investir e proteger esta classe.

Evandro Monteiro fez essas considerações hoje, na Cidade da Praia, durante a sua intervenção na abertura do seminário intitulado “Ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde 2021”, sob lema “Proteger, investir juntos”, visando reconhecer a dedicação e o compromisso dos trabalhadores e cuidadores de saúde, especialmente no âmbito da pandemia da covid-19.

“Reconhecemos e agradecemos a inabalável dedicação na luta contra a pandemia da covid-19 de todos profissionais, trabalhadores de saúde e cuidadores bem como o papel fundamental que tiveram e tem em apoiar a sociedade e cuidar dos seus cidadãos quer a nível local, regional e global”, apontou.

Segundo Evandro Monteiro, 2021 tem sido o ano de rescaldo daquilo que foi o ano profissional, pessoal e social da vida de todos, e continua a ser um ano de luta, embora hoje com mais conhecimentos, outros instrumentos e com mais ânimo e esperança em relação ao futuro.

Adiantou que o ministério da saúde participa da campanha “2021 – ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde” lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e reiterou mais uma vez o compromisso do Governo na protecção ocupacional de todos os profissionais de saúde e assistentes operacionais.

Na ocasião, lembrou que o Governo fez e tem feito investimentos para que todo e qualquer trabalhador de saúde pudesse ter condições de segurança para exercer as suas funções ao longo do ano pandémico.

O facto dos profissionais e trabalhadores de saúde terem sido os primeiros a receber vacinas, continuou, deve ser encarado como a decisão “mais correcta, justa e inteligente”.

Segundo disse, os investimentos feitos, quer seja financeiro, no reforço, formação e capacitação dos recursos humanos, nas melhorias a nível dos equipamentos e nas condições físicas e estruturais dos espaços de saúde, entre outros, demonstram a seriedade e o compromisso para com o bem-estar e sucesso dos trabalhadores de saúde.

“Hoje, é necessário continuar a investir e a proteger os trabalhadores de saúde e dar a devida atenção como forma tangível de reconhecer o papel dos trabalhadores e profissionais de saúde”, considerou.

Por outro lado, reconheceu também a capacidade que todos os profissionais e trabalhadores de saúde e do sistema em criar alternativas, possibilidades, soluções, respostas, novos protocolos e formas de intervir, num contexto único associados a enigmas, indefinições incertezas profissionais e pessoais.

À margem do seminário, foram empossados os membros do núcleo de coordenação nacional da promoção de saúde, formado por representantes de diversos serviços e instituições que directa ou indirectamente desenvolvem e implementam acções de promoção da saúde.

O ano 2021 foi designado como o Ano Internacional dos Trabalhadores e Cuidadores de Saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em reconhecimento e gratidão por sua dedicação inabalável na luta contra a pandemia de covid-19 e para destacar o papel fundamental dos recursos humanos para a saúde na capacidade da sociedade de cuidar de seus cidadãos em nível global.

A campanha sob o lema “Proteger, investir juntos” destaca a necessidade urgente de aumentar o investimento e a protecção dos trabalhadores de saúde e atenção como forma tangível de reconhecer seu papel e pede enfaticamente por mais esforços para proteger e investir nos trabalhadores e cuidadores de saúde a alcançar a saúde universal.