- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Empresário projecta escola ABC do Ciclismo para massificar prática da modalidade em Cabo Verde

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – O empresário desportivo cabo-verdiano Arnaldo Barreto está a encetar os esforços para projetar a escola ABC do Ciclismo, que visa essencialmente aproveitar o potencial existente em Cabo Verde para massificar a sua prática.

Arnaldo Barreto explicou à Inforpress que o objectivo é motivar a prática no seio das crianças, referindo que o país tem um “potencial enorme” na modalidade, tendo já demonstrado por atletas cabo-verdianos que participam em competições internacionais.

Segundo apontou, a ideia surge na sequência de uma formação de  treinadores nível I da União Ciclista Internacional (UCI) em que participou, cujo foco agora é transmitir esse conhecimento e dar impulso a uma “modalidade que tem ganhado o seu espaço no contexto nacional”.

“Fiz o nível I de treinadores na UIC e quero implementar o que aprendi com as crianças, criando uma escola que proporcione esta oportunidade”, assinalou Arnaldo Barreto, informando o que projecto propõe a inscrição de crianças dos seis aos 15 anos de idade.

Entretanto, frisou, o ciclismo é uma modalidade cara, pois no arquipélago o preço de uma bicicleta varia entre os 20 e 30 contos, mas há outros mais caros que fogem às condições que os cabo-verdianos podem adquirir.

“Sabemos que é uma modalidade cara, mas se não for iniciado, nunca os passos necessários serão dados”, sublinhou.

Numa fase inicial, indicou, devido às restrições sanitárias, o trabalho com as crianças seria feito em grupos, com cinco crianças a cada uma hora de aulas, e divididas em turnos de manhã e à tarde.

“É o pontapé de saída aqui na Cidade da Praia, mas conforme a dinâmica iremos fazer formação de monitores como forma de alavancar o projecto e termos mais pessoas com iniciativas do tipo”, disse.