- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Cooperação/Governo e União Europeia assinam acordos para apoios em materiais administrativos ás regiões

Bissau, 29 Out 21 (ANG) – O governo através dos Secretários regionais assinaram hoje um acordo de parceria com o Instituto Marquês Valle Flôr no âmbito da Ação Ianda Guiné! Djuntu, que visa apetrechar as regiões de meios para o melhor desempenho das suas funções.

No mesmo acordo de parceria, a Ação Ianda Guiné!Djuntu vai disponibilizar aos governos regionais oito motorizadas, uma para cada região, materiais de escritório, créditos telefónicos, combustíveis e resmas de papel durante 18 meses, e os setores administrativos de Mansoa, Canchungo e Bubaque vão beneficiar de uma motorizada cada.

Ao presidir o ato, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias enalteceu as contribuições da União Europeia(UE) no país, em particular ao seu Ministério e sobretudo o Projeto Ianda Guiné!Djuntu que tem as suas ramificações em todo o território nacional.

Dias afirmou que a UE tem sido um parceiro de extrema importãncia para o país e que em várias ocasiões financiou muitos projetos de desenvolvimento da Guiné-Bissau em diversos setores de atividades.

Acrescentou que o presente acordo vai permitir não só reforçar a solidariedade e a colaboração institucional entre Ianda Guiné!Djuntu e seu Ministério através dos governos regionais, mas também dar início ao novo ciclo de colaboração entre os projetos em curso e as autoridades administrativas nas regiões.

Fernando Dias disse esperar que esta experiência traga frutos e impacto positivo junto das populações.

O acordo, segundo o Dias, vai permitir as estruturas regionais acompanhar melhor as ações de desenvolvimento locais e reforçar as capacidades de concertação, coordenação e de diálogo entre as organizações da Sociedade Civil e o Poder local.

O governante declarou que a tendência do executivo é de haver cada vez mais descentralização, para que toda a população guineense, independentemente do canto do país em que estiver, sinta presença do Estado e viva dos resultados preconizados pelo governo e diferentes parceiros.

Dias disse que deseja que este exemplo de parceria possa ser seguido por outras agências e projetos de desenvolvimento, e agradeceu a UE, prometendo que tudo farão para que os compromissos assumidos possam ser respeitados.