- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Posse/PR: JMN promete estar na linha da frente do combate para oficialização do crioulo

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, empossado esta terça-feira, prometeu estar na linha da frente do combate para a oficialização do crioulo.
José Maria Neves que fez o seu discurso de posse, com parte escrita e lida em crioulo e parte escrita e lida em português, afirmou que a língua materna é a componente da cultura cabo-verdiana que mais e melhor sintetiza e traduz a gesta heróica da identidade cultural cabo-verdiana.
“Enquanto Presidente da República vou estar na primeira linha do combate pela oficialização do nosso crioulo, com base em todas as variantes, pois que são as marcas da sua riqueza e força como língua deste povo disperso por várias ilhas”, sustentou.
José Maria Neves, que sucede a Jorge Carlos Fonseca no cargo de Chefe de Estado, prometeu que fará sempre o seu melhor e com todas as suas capacidades e energias, sempre com a profunda humildade e um inabalável sentido de compromisso com a Nação.
José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.
O antigo primeiro-ministro (2001-2016) tornou-se assim no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), de António Mascarenhas Monteiro (1991 a 2001), de Pedro Pires (2001 a 2011) e de Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).