- FAAPA ENG - https://www.faapa.info/en -

Cabo Verde Ocean Week: Zona Económica Especial Marítima de São Vicente ainda à espera de estudos – responsável

Mindelo, 23 Nov (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEMSV) disse hoje, no Mindelo, que a zona especial encontra-se em fase de implementação e serão realizados estudos para os projectos que incorpora.
Júlio Almeida falava à imprensa à margem da apresentação do painel sobre “O papel da ZEEMSV no desenvolvimento do País”, integrado nas actividades da 4ª edição da Cabo Verde Ocean Week, que decorre até sexta-feira, 26, em São Vicente.
Segundo o responsável, a ZEEMSV é um projecto de longo prazo para o qual se estabeleceu um período de 15 anos para a sua implementação.
Frisou que é um “projecto ambicioso”, que tem sobre si uma “áurea bastante pesada”, que é o desenvolvimento de São Vicente, da região norte e do País.
“Não tenho dúvidas que a ZEEMSV irá arcar com esse papel com o tempo que requer, desenvolver os seus projectos na zona de Saragaça e há ainda que estabelecer estudos para os projectos que temos, como dos portos, dos terminais de contentores, do porto de pesca, do terminal de combustíveis, da reparação e construção naval”, concretizou a mesma fonte.
Júlio Pires Almeida reconheceu que “há alguma ansiedade à espera que a ZEEMSV apresente resultados”, mas, lembrou que “é um projecto de futuro que vai mudar, de facto, o ambiente de São Vicente e de Cabo Verde”, pelo que é que preciso “alguma paciência e aguardar que isso aconteça”.
“Espero que estejam sempre em cima para motivar que isso aconteça, de facto, mas são projectos que requerem algum tempo de planeamento. Tenho a certeza que num futuro, não muito distante, estaremos a apresentar resultados positivos”, garantiu.
O responsável revelou, igualmente, que segundo as informações da gestão anterior, além de chineses, há manifestação de europeus e eventualmente de americanos em ser parceiros na construção da ZEEMSV.
Por isso, defendeu a necessidade de “operacionalizar o projecto para que esses interesses possam traduzir-se em compromissos futuros”.
Este ano, além das iniciativas e combate à poluição por plástico, a Cabo Verde Ocean Week prevê momentos de intercâmbio e partilha de experiências, apresentação de projectos de investigação e desenvolvimento em áreas marinhas, literacia oceânica, ciências haliêuticas, aquacultura, economia pesqueira, educação azul, portos e logística, entre outros.